Ignorância seria a palavra correta para descrever a disputa entre as placas de vídeo top de linha de AMD e Nvidia, se você acha uma GTX 680 ou uma HD 7970 o que dizer de uma placa com o dobro da potência? É nesse nível de conversa que chegamos com a GTX 690 e a HD 7990, as novas dual-GPU do mercado que vem para repetir a briga das gerações anteriores. Desta vez as empresas não fizeram tanto “auê” com as “monstrinhas, a AMD sequer anunciou oficialmente sua versão da HD 7990, algo que ficou por conta da PowerColor com sua versão Devil 13, uma edição limitada em unidades fabricadas e com preço salgado.

A Nvidia já lançou oficialmente a GTX 690 e algumas fabricantes parceiras seguiram apresentando suas versões como a ASUS, por exemplo. Infelizmente a “brincadeira” é coisa de gente grande, as dual-GPU tops apresentam valores que estão longes de serem acessíveis ao gamer “trabalhador pagador de contas” já que lá fora rondam a casa do US$ 1.ooo,oo dólares e com os “pequenos” acréscimos de impostos no Brasil devem chegar facilmente a R$ 4.000,00 reais. Mesmo que você seja um felizardo portador de tamanha quantia disponível para um upgrade ainda não será fácil encontra-las pois ou estão fora de estoque ou ainda nem chegaram aqui por “meios oficiais” como é o caso da HD 7990, mas isso deve ser facilitado agora que a PowerColor anunciou uma versão “não limitada” (foto no início da matéria) da Devil 13.

O desempenho

A diferença de desempenho entre os dois modelos concorrentes é praticamente inexistente segundo testes e reviews de sites “gringos” especializados, em alguns jogos uma se sai melhor e vice e versa, o ponto de equilibro são pontos como consumo de energia, ruido e custo x benefício. Ainda é um pouco injusto comparar HD 7990 com GTX 690 já que a última foi um trabalho de engenharia da própria Nvidia enquanto a rival parece mais um trabalho caseiro da PowerColor ou um “spot” da HD 7990 AMD, mesmo com alto nível de qualidade ela sofre com detalhes e drivers ainda inconsistentes, o que não a impede de brigar em igualdade pois o desempenho das duas tem sido muito próximos.

O título de placa de vídeo mais rápida do mundo ainda vai ter que esperar pelo lançamento oficial da HD 7990 para conhecer seu verdadeiro dono e a briga está acirrada, desta vez será apertado.

Fonte: http://lockgamer.com

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …