Os smartphones realizam muito mais tarefas que apenas efetuar e receber chamadas de voz e vídeo. Para fazer valer o nome que recebem (telefones espertos – como diria o mestre B.Piropo) eles são equipados com poderosos sistemas operacionais e, assim, podem lidar com aplicativos também especiais, tornando o dispositivo um verdadeiro canivete suíço dos softwares. Pode-se criar e editar textos, planilhas, imagens, vídeos, e existem até aplicativos que transformam a câmera do smartphone em um scanner de mão, dentre muitos outros que agregam as mais variadas funções em seu bolso. Mas o destaque está mesmo por conta dos jogos, com o famoso Angry Birds puxando a fila das opções casuais.

Emuladores de consoles no Android
Emuladores de consoles no Android

Emuladores de consoles no Android

Dispositivos básicos unidos a outros mais robustos, rodando Android ou iOS, ajudaram a plataforma na marcha para desbancar concorrentes de peso no mundo dos consoles portáteis, como o Nintendo DS e o Sony PSP, e até mesmo a Sony decidiu unir os dois mundos lançando um aparelho com o selo PlayStation e um controle dedicado, o Xperia Play. Como nem só de jogos casuais é feito esse ramo, os estúdios investiram pesado no desenvolvimento de jogos com qualidade gráfica cada vez mais trabalhada e também na adaptação do controle para as telas táteis.

Samsung Galaxy S II ligado à TV e pareado ao DualShock 3 - clique para ampliarSamsung Galaxy S II ligado à TV e pareado ao DualShock 3 – clique para ampliar

Mesmo diante de tantas opções em jogos casuais e hardcore, graças aos smartphones Android é possível ter um multiconsole portátil para acender o espírito saudosista e reviver momentos clássicos. Aqui entram os emuladores, aplicativos que permitem relembrar desde os títulos do Atari, passando pelo Super Nintendo, e simulando até mesmo o PlayStation. Mas antes de relatar algumas das opções disponíveis, vale citar outro aplicativo muito interessante, o Sixaxis Controller, com o qual podemos parear um DualShock 3 (controle do PlayStation 3) ao smartphone, e caso este último conte com um cabo de vídeo para conexão com a TV, a festa estará completa também em sua sala.

Abaixo você confere os principais emuladores para o Android e a descrição de cada um (nem todos são gratuitos, e a maioria está fora da Play Market – antiga Android Market – por isso se recomenda muito cuidado ao efetuar o download em outras fontes);

  • Ataroid – Emulador de Atari 2600
  • GENPlusDroid – Emulador de Sega Genesis/Mega Drive e Sega Master System
  • Nesoid – Emulador de Nintendo
  • Snes9x – Emulador de Super Nintendo
  • N64oid – Emulador de Nintendo 64
  • Tiger NDS – Emulador de Nintendo DS
  • GameBoid – Emulador de Game Boy Advanced
  • GBCoid – Emulador de Game Boy Color
  • Tiger Arcade – Emulador de MAME
  • NeoDroid – Emulador de NeoGeo
  • FPSE – Emulador de Playstation

O processo de configuração do controle e dos emuladores não é tão simples como os jogos que requerem apenas instalação e já estão prontos para serem iniciados, é preciso ter os arquivos dos jogos no formato chamado ROM (e para utilização de forma lícita é necessário ter também o cartucho ou disco original) e proceder alguns toques na tela antes de poder reviver os velhos tempos. A vantagem de se configurar o DualShock 3 é que o mesmo pode ser utilizado para outros jogos, não apenas com os emuladores.

A pretensão deste artigo não é explicar o passo a passo de utilização de cada emulador e do controle, mas demonstrar o quão versátil pode se tornar seu telefone esperto, que a depender das especificações poderá rodar todos ou apenas alguns dos emuladores propostos, valendo lembrar também que existem outras opções de emuladores para as plataformas apresentadas, com mais ou menos recursos. Se você gostava de vídeo game na juventude (supondo que hoje esteja acima dos 30), está convidado para voltar 40 anos no tempo e reviver alguns bons momentos através do vídeo abaixo, os mais jovens poderão acompanhar a evolução dos jogos ao longo de todos esses anos.

Fonte: http://blogs.forumpcs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…