A empresa Nuance anunciou segunda-feira (6) o lançamento do Nina, sistema de reconhecimento de voz que deve concorrer com o Siri no (ainda) pouco movimentado mercado dos assistentes pessoais virtuais. O Nina, que é a sigla para Nuance Interactive Natural Assist, será implementado diretamente nos aplicativos tanto da plataforma Android quanto do iOS (uia!).

Assim como o Siri, o Nina é um serviço baseado na nuvem, capaz de reconhecer a linguagem natural do usuário e que poderá ser usado em aplicativos corporativos por empresas por meio da sua API e SDK abertos para as plataformas da maçã e do robozinho.

A empresa diz que o Nina pode ajudar usuários a gerenciar contas bancárias, fiscalizar e gerenciar investimentos, reservar voos e hotéis e muito mais. “Nina é um divisor de águas que estreia no mercado de assistentes pessoais porque é a primeira a entender o que é dito e conseguir reconhecer a voz do usuário para identificação”, afirma a Nuance.

Um vídeo de demonstração do Nina foi liberado pela empresa e você confere logo abaixo.


(Vídeo no YouTube)

A tecnologia de Nina é baseada no sistema Dragon Dictation Software, que foi notícias tempos atrás ao alimentar um sistema de reconhecimento de voz automotivo chamado Dragon Drive, que deverá ser adotado em breve por alguns fabricantes de automóveis.

Aliás, Nina e Siri têm uma ligação digna das melhores novelas mexicanas: apesar de criadas por pais diferentes, têm a mesma mãe, já que a Apple usa (embora não admita) a tecnologia de reconhecimento de voz da Nuance para alimentar Siri. Ou seja, elas são irmãs, separadas no nascimento e que se reencontram anos depois como inimigas. Se isso não é drama, o que é?

A Nuance afirma que Nina já está disponível no idioma inglês para EUA, Reino Unido e Austrália, e que suporte para outros idiomas deverá chegar “em breve”.

Fonte: tecnoblog via SlashdotThe Inquirer.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…