Por: Henrique Gonçalves, ARKADE.

 

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!

Se você não está vivendo debaixo de uma pedra, com certeza sabe que Diablo III foi lançado. Depois de muito tempo e muita antecipação finalmente o jogo saiu, e desta vez a antecipação foi compensada com o jogo (talvez não tanto graças ao Erro 37  e outrosbugs), diferente de certos outros que demoraram mais tempo e não funcionaram (estamos olhando para você, Duke Nukem Forever).

Diablo III deixou uma coisa bem clara: em tempos de rumores sobre Playstation 4 eXbox 720, os PCs estão mais vivos do que nunca!

 

Diablo III vendeu (até agora) aproximadamente 6,5 milhões de cópias ao todo, isto é adicionando as cópias de pré venda, da primeira semana e do Passe Anual dado pelaBlizzard caso você comprasse um ano inteiro de World of Warcraft. Esta é uma soma e tanto para um jogo que é exclusivo dos PCs.

Se considerarmos o eterno debate sobre qual console é o melhor, a briga sempre vem entre os consoles Xbox 360 e Playstation 3, enquanto o PC é chamado de uma parte impossível de lucrar por causa da pirataria e que “não existem tantos jogadores fazendo uso desta plataforma”.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!

Aí vem vem a grande questão: como uma plataforma “fracassada” conseguiu ter tantos gamers de uma hora para outra?

Existem várias respostas potenciais para isto, uns podem dizer que o motivo é por Diablo III ter mais de uma década de espera. Podemos lembrar que dez anos atrás a indústria de videogames era diferente, os PCs estavam reinando e Diablo II era extremamente famoso. Tudo isso pode ter feito uma massa de gamers que agora usam consoles voltarem para o amado PC.

Mas se isto fosse verdade Max Payne 3 estatisticamente teria vendido mais que Diablo III, afinal os dois jogos foram lançados simultaneamente, e Max Payne 3 saiu para duas plataformas simultaneamente em uma semana que nenhum jogo importante para os consoles saiu (a versão para PCs de Max Payne 3 só sai esta semana), ou seja, a via para ele ser um sucesso estava aberta.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!“Maldito Diablo!”

Mas não, Max Payne 3 vendeu “somente” a metade da cifra que Diablo III conseguiu pelo mundo inteiro, então este argumento não é válido. Sim, a “comunidade Diablo” pode ser muito mais hardcore que a “comunidade Max Payne”, mas ainda os fatos são que um jogo tinha menor disponibilidade que o outro, mas mesmo assim conseguiu literalmente o dobro que o segundo jogo.

Então, de onde vieram todos estes gamers?

Talvez no fim a nostalgia prevaleça, para fazer até as pessoas que usam consoles voltarem rapidamente para o PC e entrar no vício que é Diablo III.

Além disso, estamos em um momento onde esta plataforma consegue maior potência, visto que quando o console começa a envelhecer, suas limitações começam a aparecer. Daí a escolha certa dos mais exigentes é o PC, que com um upgrade esporádico não envelhece, mantendo-se sempre atualizado enquanto os consoles vem e vão.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!Ok, alguns PCs envelhecem.

E este ciclo está começando:  o Xbox 360 e Playstation 3 estão com mais de seis anos de vida e a necessidade de avanço das empresas é vista nos jogos que estão sendo lançados: Total War: Shogun 2Portal 2Elder Scrolls V: Skyrim são somente alguns dos jogos que ganharam vários prêmios e números estelares em críticas no ano passado, com destaque para suas versões nos PCs.

Tudo bem que alguns jogos são adiados sem nenhum motivo aparente: Rayman Origins,Sonic Generations e L.A Noire, por exemplo, todos demoraram meses para seu lançamento nos PCs, mas quando chegaram, conseguiram vender bem, podendo até ser tecnicamente melhores do que suas contrapartes nos consoles.

PC pode ter vários problemas relacionados a pirataria, World of Goo perdeu tanto dinheiro com seu modo de negócio em “pague o quanto quiser”, que mesmo podendo pagar um dólar as pessoas preferiram piratear.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!

Além de Crysis, The Witcher e diversos outros jogos da Ubisoft, que tiveram perda significante de jogadores e grandes consequências com DRM, tanto é que as empresas prometeram caçar  quem as roubou.

Para reverter este cenário, o Steam teve um grande impacto: a Valve e seus preços extremamente baratos fizeram a pirataria diminuir consideravelmente, pois jogos finalmente eram possíveis de ser comprados sem machucar o bolso graças às promoções feitas constantemente, e o suporte da Valve ao serviço faz o investimento valer a pena.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!

Também não podemos esquecer dos gigantes MMOs que são lançados para PCWorld of Warcraft, da Blizzard, conseguiu o marco impressionante de 10 milhões de inscrições em 2011, sendo o MMORPG com maior número de usuários no mundo.

Outro gênero muito famoso, o MOBA (multiplayer online battle arena), de títulos comoLeague of Legends e Dota também arrastam multdões; o primeiro conseguiu a marca de 32.5 milhões de usuários.

Jogos free-to-play como Tribes Ascend também conseguem fazer esta plataforma tão atraente quanto os consoles, pois estes jogos são extremamente divertidos e competitivos.

Com tudo isso, o PC consegue oferecer uma interação virtual com uma base sólida de jogadores, muitos bons serviços de distribuição digital (barata) de games, ótimos títulos exclusivos e o benefício de permanecer atual, enquanto os consoles envelhecem.

tecnologia opiniao 2  Os PCs estão mortos? Diablo III diz que não!

Os PCs estão mortos? Não, muito pelo contrário, estão em seu ponto mais alto desta geração. Podem existir alguns problemas com a pirataria e algumas empresas que não curtem a plataforma… talvez eles até fiquem um pouco ofuscados com a chegada da E3 e a possibilidade de anúncios de novos consoles.

Mas quando a “nova geração” ficar velha os PCs estarão sempre lá, firmes e fortes.

 

Fonte: ARKADE

2 Comentários

  1. Alexmar Pereira

    31 de maio de 2012 em 15:32

    EITA PC DO CAPETA!!!!

    Resposta

  2. COBRA_KAMPAS

    31 de maio de 2012 em 17:10

    tem uma foto do PC do Edu ali!

    aquela em preto e branco

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…