Segundo o site Torrent Freak, a Pirate Pay (favor não confundir com o site de downloads Pirate Bay!) já conseguiu barrar dezenas de downloads em parceria com estúdios de Hollywood.

O cerco contra o download ilegal parece estar mesmo se fechando. Depois da ofensiva do governo norte-americano contra os sites de compartilhamento e os servidores de arquivo, como o Megaupload (que acabou sendo fechado), outra iniciativa ganhou os holofotes e parece ser ainda mais eficiente, porque ataca o tipo de compartilhamento aparentemente mais difícil de se combater, o feito por meio de arquivos torrent.

Pirate Pay (favor não confundir com o site de downloads Pirate Bay!) não é necessariamente uma novidade. De acordo com o blog Torrent Freak, a iniciativa foi fundada há cerca de três anos e nasceu durante o desenvolvimento de um projeto inicialmente voltado para o gerenciamento de tráfego para provedores de internet. A ideia deu certo e se mostrou capaz de bloquear arquivos torrent, caso necessário. Daí, então, os desenvolvedores enxergaram uma grande oportunidade: prestar serviços “anti-download ilegal” para a indústria do entretenimento.

Segundo o Torrent Freak, a empresa já conseguiu interromper dezenas de milhares de downloads em parceria com a Sony Pictures e a Walt Disney Studios. O site informa ainda que a ferramenta continua sendo aperfeiçoada e recebeu um aporte do fundo de apoio a start-ups da Microsoft.

A iniciativa abre novamente a discussão sobre pirataria e controle da internet. Por um lado, a ferramenta do Pirate Pay pode ser a grande arma da indústria do entretenimento no combate ao download ilegal. Por outro, ela expõe uma fragilidade da internet que pouco a pouco vem se tornando a clara: a facilidade de controle das comunicações online, já que o bloqueio dos downloads via torrente se dá por meio da identificação e consequente interceptação de uma comunicação que, em tese, deveria ser sigilosa.

Você acha que, em nome do combate ao download ilegal, a indústria do entretenimento tem o direito de interceptar a troca de informações na internet? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: http://www.administradores.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…