Apesar da frustração em relação à estreia das ações do Facebook na Nasdaq, a empresa fundada por Mark Zuckerberg mantém o posto de uma das gigantes do mercado da tecnologia. A equipe por trás deste sucesso, porém, ainda é desconhecida do grande público. Conheça os nomes mais poderosos do Facebook, igualmente responsáveis pelas cifras milionárias que regem a rede social e seus mais de 800 milhões de usuários ativos mensais.

Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg (Foto: Reprodução)
Sheryl Sandberg

Sheryl Sandberg é diretora de operações do Facebook, e uma das mulheres mais poderosas do Vale do Silício. Antes de ingressar na empresa de Zuckerberg, Sandberg serviu como vice-presidente de vendas globais e operações do Google, cargo que ocupou entre 2001 e 2008. Lá, participou da elaboração do sistema de publicidade do buscador, ainda hoje uma das maiores fontes de renda da companhia.

Sandberg foi considerada a 5ª mulher mais poderosa do mundo pela revista Forbes, e entrou na equipe que gere a rede social em 2008 a convite do próprio fundador. Com a missão de rentabilizar o produto, ela implementou o sistema de Social Ads, um sistema de propagandas personalizadas, exibidas de acordo com o perfil de cada usuário.

David Ebersman

David Ebersman (Foto: Reprodução)
David Ebersman

David Ebersman foi contratado pelo Facebook em setembro de 2009 para o cargo de diretor financeiro. Ele coordenou e liderou a estreia das ações, seguindo o desejo de Zuckerberg de abertura de capital da companhia.

Antes do Facebook, Ebersman trabalhou por 15 anos na gigante de biotecnologia Genentech, tendo assumido a função de diretor financeiro em 2005.

Dan Rose

Dan Rose (Foto: Reprodução)
Dan Rose 

Vice-presidente de desenvolvimento de negócios e monetização, Dan Rose cuida da estratégia da companhia para o mercado mundial. Rose começou a trabalhar na empresa em 2006.

Antes de fazer parte da equipe que gere a rede social, ele teve um papel central na Amazon, na qual atuou durante sete anos. Rose participou do início do projeto Kindle.

Mike Schroepfer

Mike Schroepfer (Foto: Reprodução)
Mike Schroepfer 

Mike Schroepfer é vice-presidente de engenharia do Facebook desde 2008. Anteriormente, ele ocupava o mesmo cargo na Mozilla, e liderou o processo de desenvolvimento do navegador Firefox. Schroepfer é também empresário: foi um dos fundadores da CenterRun, companhia adquirida pela Sun Microsystems em 2003.

Devido ao seu trabalho no desenvolvimento de uma versão para dispositivos móveis do Firefox, Schroepfer foi listado pela revista norte-americana Laptop Magazine como uma das 25 pessoas mais influentes no mercado de tecnologia móvel em 2008. Em 2010, ele foi considerado um dos maiores 40 empresários abaixo dos 40 anos pela revista Fortune.

Christopher Cox

Christopher Cox (Foto: Reprodução/Wired)
hristopher Cox 

Christopher Cox, mais conhecido como Chris Cox, é vice-presidente de produto do Facebook. Ele é o responsável por gerir a equipe de programadores e designers, e esteve à frente de inovações como a marcação de fotos.

Cox está no Facebook desde 2005 e, antes de assumir a posição de vice-presidente de produto, atuou como engenheiro do site e como diretor de recursos humanos.

Aaron Sittig

Aaron Sittig (Foto: Reprodução)
Aaron Sittig 

Aaron Sittig é uma figura central da equipe de desenvolvimento de produto do Facebook. O designer teve duas passagens pela companhia. Na primeira, permaneceu por cinco anos, e ficou famoso pela criação do like button, o famoso botão “curtir”, e pela ideia da marcação de fotos. Na época, ele traçava as estratégias do time de design da rede social.

Sittig saiu da empresa em 2010, mas foi recontratado em 2011 como arquiteto de produto. No novo cargo, o designer trabalhou no desenvolvimento da Timeline.

Dave Fetterman

Dave Fetterman (Foto: Reprodução)
Dave Fetterman 

Dave Fetterman ocupa o cargo de gerente de contratação de engenheiros. Ele é uma das peças-chave da empresa, tendo sido o fundador do projeto da plataforma do Facebook. Fetterman entrou na companhia em janeiro de 2006.

Como engenheiro de software, ele trabalhou para a Microsoft em 2005 na divisão de desenvolvimento.

Nick Felton

Nick Felton (Foto: Reprodução)
Nick Felton 

Nick Felton é o grande nome por trás da Timeline do Facebook. Conhecido como o guru dos infográficos, o designer inspirou a equipe de desenvolvimento da rede social a repensar o conceito de profile.

Contratado por Zuckerberg em abril de 2011, ele passou a trabalhar junto do time de design nos detalhes da Timeline. Na conferência de lançamento, Chris Cox citou o nome de Felton como o inspirador da remodelagem. Companheiro de trabalho do designer, Ryan Case também foi contratado na mesma época pelo Facebook.

Blake Ross

Blake Ross (Foto: Reprodução)
Blake Ross

Diretor de produto do Facebook, Blake Ross é desenvolvedor de softwares. Ele se tornou conhecido por seu trabalho no Mozilla Firefox, projeto do qual foi confundador e no qual trabalhou até 2005, ano em que fez parte da Hot List da revista Rolling Stone.

Ross ingressou no Facebook em 2007, quando tinha apenas 22 anos. A carreira do desenvolvedor começou cedo: aos 15 anos, ele foi contratado pelo Netscape graças à sua habilidade de programação fora do comum.

Fonte: http://www.techtudo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Homem perde R$ 2,6 mi em games após mãe jogar coleção fora

Colecionador de jogos afirma ter perdido mais de US$ 500 mil em coleção de games e console…