Títulos desse tipo provocam mudanças significativas na atenção dos jogadores

Um novo estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, constatou que jogos de videogame em primeira pessoa (First-person shooter, em inglês) provocam alterações benéficas para os usuários, incluindo maior atenção e capacidade de visão do jogador. As informações são do TG Daily.

Os testes contaram com a participação de 25 indivíduos que foram submetidos a uma bateria de 10 horas jogando videogame, em sessões que variavam entre 1 e 2 horas cada. Em seguida, as 25 pessoas foram divididas em dois grupos: 16 ficaram no controle de jogos FPS e 9 jogaram títulos que focavam na resolução de quebra-cabeças tridimensionais.

Ao final das jogatinas, os usuários de games em primeira pessoa, além de demonstrarem mais atenção visual, também revelaram mudanças significativas em suas ondas cerebrais. Por outro lado, os jogadores dos quebra-cabeças não apresentaram grandes melhorias.

“Pesquisas realizadas em diversos laboratórios constataram que os videogames de ação podem aumentar a atenção visual de quem está jogando, além de melhorar a capacidade de identificar e detectar rapidamente um alvo em ambientes confusos. A diferença é que, antes, nenhum teste havia revelado que o cérebro também pode ser afetado através desses eletrônicos”, afirmou o professor Ian Spence, autor do estudo.

Mesmo que uma série de outros especialistas insistam na negatividade do uso dos videogames, Spence acredita que os consoles podem trazer benefícios para os usuários, já que a atenção visual é crucial em muitas atividades diárias e comuns na vida de todos (como dirigir um carro ou encontrar e monitorar itens na tela do computador, por exemplo).

Leia o notícia original http://www.mitpressjournals.org/doi/abs/10.1162/jocn_a_00192

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Battlefield 2042 recebe novo vídeo focado em como foram feitos os Modos Multiplayer

DICE apareceu no Xbox Games Showcase: Extended, mais uma vez com seu antecipado título O d…