Depois de ser atacado e condenado por várias pessoas, Moacyr Alves Jr, presidente da ACIGames, tenta corrigir o incidente, através do Twitter e Facebook. Mas o que nós podemos tirar disso?
“Nós não temos nenhuma regulamentação pra uma mídia digital. Ou seja, aqui você pode baixar livremente Steam […], só que é completamente ilegal. Por que? Porque você não paga imposto nenhum. […] A primeira coisa que eu vou propor é justamente essa coisa de regulamentação […] pra dar emprego pro pessoal aqui do Brasil, pra gerar imposto aqui no Brasil…”. E foram com essas palavras – e um sorriso no rosto – que Moacyr Alves Jr, presidente da ACIGames, vendeu uma briga com muitos gamers.

Idealizador de projeto para diminuir os preços de games e consoles no país, e atual consultor do Governo Federal para assuntos relacionados a Jogos Eletrônicos e Conteúdos Digitais, Moacyr tem uma recente história de apoio e boa relação com os gamers. Não é exagero dizer que ele chegou ao Distrito Federal graças ao apoio dos gamers, após lançar o projeto de diminuir os preços de consoles e games. Mas parece que a relação de apoio e confiança dos gamers morreu e virou do avesso nesta semana.

A declaração de que pretende regulamentar e tributar o mercado de games digitais – como a Steam – caiu como uma bomba no meio gamer brasileiro. Gravada em 29/03/2012 pelos alunos do 5º semestre de Bacharelado em Audiovisual do Centro Universitário Senac, e divulgada no Youtube, a entrevista falava sobre a realidade do mercado digital no Brasil.

Ofensas e ameaças de morte típicas de fóruns de internet freqüentadas por crianças e pré-adolescentes, além de mensagens de repúdio dominaram a internet, e a página de Moacyr no Facebook e no Twitter seguiu caminho similar.

Moacyr, obviamente, não ficou inerte perante a repercussão da entrevista cedida e tentou corrigir e explicar melhor suas palavras:
No final da manhã dessa quarta-feira podiam ser encontrados as seguintes declarações, no Twitter de Moacyr: “Amigos fui mal interpretado mesmo, não pretendo e não vou propor nada contra Steam, não se preocupem” e “É realmente triste ver isso tudo distorcido, e levado a um nível totalmente desnecessário. Mesmo explicando alguns não querem entender”.

Um dia antes, o já conhecido Guilherme Gamer já articulava com Moacyr, ainda no Twitter, um vídeo para explicar melhor a situação: “Galera falando mal pra caramba do @MoacyrAlves Assisti vários vídeos e vou falar com ele amanhã pra tirar essa história a limpo! Podexá!”, seguido epla resposta de Moacyr: “@Guilherme_Gamer ok Guilherme, vamos por isso a limpo”. Até o momento da publicação, o vídeo citado nessa conversa não foi publicado no Youtube.
NoTwitter também há uma promessa de um vídeo explicando a polêmica, para ser publicado ainda hoje, quarta-feira.

Já no Facebook, apenas uma declaração pode ser encontrada, tentando pôr um ponto final no caso: “Amigos por fim a isso, que acho que foi bem desgastante, para todos, fui mal interpretado, porque da forma que falei deixei dúvidas, teremos um pronunciamento oficial em breve, e não se preocupem não tenho intenção alguma de taxar Steam e nem pretendo fazer isso, o Steam é sem dúvida um ótimo serviço, que eu não sabia mas tem sim servidores no Brasil peço desculpas se deixei isso mal interpretado, sempre lutei pelos gamers e sermpre o farei. Abraços”

Não é a primeira vez que Moacyr faz declarações sobre regulamentar serviços como o da Steam. Segundo publicado pelo Arkade, a ACIGames, da qual Moacyr é presidente, já planejava “acabar com essa farra”. Entretanto, não houve tanta repercussão como agora.

Há pouco, uma carta aberta da ACIGames, assinada pelo seu presidente, Moacyr Alves, tenta explicar o ocorrido. Você pode ler seu conteúdo completo clicando aqui.

E um pouco antes dessa polêmica estourar, no Youtube já acontecia movimento com contexto similar: o interesse pessoal e financeiro no meio gamer brasileiro, onde muitos canais começaram a surgir, em busca de parceria com o Machinima, gerando certa polêmica entre seus principais parceiros e canais menores.

Interessante ver como, tanto no caso Machinima/Youtube como neste caso Moacyr/Steam, a temática é a mesma: qual o real interesse de brasileiros que começam a mexer com dinheiro e games ao mesmo tempo? Um bem maior chamado “gamer”? Ou o saldo bancário no final do mês?

 

por Turokrj: http://www.gamevicio.com

7 Comentários

  1. Igor

    26 de abril de 2012 em 19:16

    Excelente matéria! Meus cumprimentos saudósos ao autor. Quanto a polêmica, eu acredito sim no mal entendido pregado pelo Moacyr Alves, e sinceramente, já esperava qualquer tipo de polêmica quando fiquei sabendo da, digamos assim, entrada dele para o governo. A grande “massa” dos brasileiros acha todo e qualquer político corrupto só pelo fato de ser político. Não pesquisão, não se informão. É político, logo, é corrupto! E quem entra para a política automáticamente se torna um mentiroso e, tambem, corrupto. Como o próprio texto disse, as animosidades maiores provem de forums frequentados por crianças e pré-adolescentes que, acreditando serem maduros e donos da razão, causão um verdadeiro caos na internet simplesmente por interpretarem mal uma notícia de uma área que desconhecem.

    Resposta

  2. COBRA_KAMPAS

    26 de abril de 2012 em 23:13

    Olá Igor,

    Aqui temos dois problemas. O primeiro é que é uma politica nossa de copiar a noticia inteira, colocando a autoria desta e por fim o site que tiramos a noticia. Não produzimos nada… Só repassamos as informações.

    O segundo é que não foi um mal entendido. Ele realmente disse isso em um vídeo. Veja a partir do meio da entrevista. link: http://www.youtube.com/watch?v=MhsQzLiDuR8&feature=player_embedded.

    Isso causou uma série de manifestos em blogs e e vídeos no youtube. Tem uma opnião em especial, que do daniel fraga[ http://www.youtube.com/watch?v=vRdt1aLpkfA ], que achei a que melhor empresasse o que estava ocorrendo.

    Agora no portal do GameVicio há uma entrevista de RETRATAÇÃO do Sr. Moacyr. Link: http://www.gamevicio.com/i/noticias/122/122732-polemica-do-criador-do-jogo-justo-com-a-distribuicao-digital/index.html

    Mas de qualquer maneira ele ainda tenta defender alguma maneira de REGULAMENTAR o comércio. Nesta retratação ele diz:

    Um político maluco aparecerá e vai começar a taxar tudo loucamente.O Steam é um serviço muito bom em todo o mundo, e ele se aproveita do fato de não haver regulamentação. Mas existe um grande fato: Se ele está assim hoje e está popular, fazendo bem para os gamers, que ele continue assim. Mas em algum momento, alguém vai querer mexer nisso. Para combatermos isso de forma eficiente, precisaremos de duas coisas: preço e serviço. Precisamos fortalecer serviços nacionais como a Nuuvem, por exemplo, que atua corretamente no país, pagando todos os tributos.

    Por fim, esta iniciativa vai de encontro com os interesses dos consumidores. Para estimular a competição deveria abaixar os impostos e não aumentar um para deixcar o mercado mais competitivo. 

    Desculpa se fui muito extenso. 

    Obrigado e boa noite.
    Kampas

    Resposta

    • Igor

      4 de maio de 2012 em 01:54

      Boa Noite!
      Primeiramente agradeço por responder meu comentário. (Isso mostra que vocês donos do site dão atenção aos seus visitantes. Poucos fazem isto hoje em dia!)
      Quanto ao meu comentário, foi uma ideia parcial minha da situação. Eu não tinha conhecimento sólido de nada. Agora, depois de ver os videos citados por vocês do site e, mais algumas pesquisas sobre o assunto, pude entender melhor sobre o tema. Realmente o Moacyr cometeu uma série de erros na sua entrevista ao programa Checkpoint, erros estes que ele “disse” que entendeu, se desculpou e, articulou com argumentos melhores numa carta escrita e enviada ao dono do Blog Consoles e Jogos Brasil (http://www.youtube.com/watch?v=bcyfQxFOJyo&feature=my_liked_videos&list=LLMR-EaGGzG-jAytEO54LRkQ).
      Sinceramente, acredito no erro dele, pois não acho que uma pessoa trabalharia tanto encima de de algo, chegaria a um patamar elevado graças a um grande público, para jogar tudo para o alto tão estupidamente. Agora, acho melhor esperar mais pronunciamentos (a respeito da redução do valor dos jogos, não sobre esta polêmica!) do Moacyr para sabermos que rumo as coisas vão tomar, só que tenho certeza que depois deste ocorrido, dificilmente o ele conseguirá o apoio e admiração total de toda a camada gamer como antigamente.

      Resposta

  3. COBRA~KABANNA líder

    4 de maio de 2012 em 10:58

    Ola Igor,

    Também seja muito bem vindo, e se possível CURTA nossas Redes Sociais 
    https://www.clancobra.com.br/redes-sociais/Ontem eu ouvi até o fim esse “desabafo” do Leandro da cjbr.A forma de expressar é (aparentimente ñ conheço) de uma pessoa honesta e que não tem rabo prezo com ninguém (isso é ótimo)devido a decisões coerentes. Eu sou assim também, e mesmo sem estar acompanhando todos os detalhes do “stress” que dele demonstrado com outros sites (Soube que é com o pessoal do sussuworld http://www.youtube.com/watch?v=Ks-bq3wjP00&feature=player_embedded) o COBRA não criou a nóticia e sim replicou as palavras INFELIZES do próprio moacyr que na verdade antes de dar entrevista, PENSAR ANTES DE RESPONDER, porque ele não mais qualquer cidadão, ele é do governo e cada letra proferida será analisada.Sem maisCLAN [COBRA] É DIVERSÃO!!

    Resposta

  4. COBRA~KABANNA líder

    4 de maio de 2012 em 11:00

    Ola Igor,

    Também seja muito bem vindo, e se possível CURTA nossas Redes Sociais 
    https://www.clancobra.com.br/redes-sociais/Ontem eu ouvi até o fim esse “desabafo” do Leandro da cjbr.A forma de expressar é (aparentimente ñ conheço) de uma pessoa honesta e que não tem rabo prezo com ninguém (isso é ótimo)devido a decisões coerentes. Eu sou assim também, e mesmo sem estar acompanhando todos os detalhes do “stress” que dele demonstrado com outros sites (Soube que é com o pessoal do sussuworld http://www.youtube.com/watch?v=Ks-bq3wjP00&feature=player_embedded) o 

    COBRA não criou a notícia e sim replicou as palavras INFELIZES do próprio moacyr que na verdade antes de dar entrevista, PENSAR ANTES DE RESPONDER, porque ele não mais qualquer cidadão, ele é do governo e cada letra proferida será analisada.Sem maisCLAN [COBRA] É DIVERSÃO!!

    Resposta

    • Igor

      5 de maio de 2012 em 03:18

      Eu não tinha visto este vídeo do pessoal da sussuworld. Agora entendo a raiva do Léo. Acho interessante quando o medo ou a falta de argumentos levam pessoas a serem sarcásticas e debochadas pela internet e seu anônimato.
      Quanto ao que você falou das palavras do Moacyr, também acho um erro dar entrevistas sem pensar em cada vírgula do que se esta falando. Principalmente uma pessoa com a importância que o Moacyr tem (ou tinha). No mais, mais uma vez obrigado pela atenção e, vamos ver como será o Brasil dos games daqui pra frente.
      E a propósito, ganharam mais um leitor!

      Resposta

  5. COBRA_KAMPAS

    4 de maio de 2012 em 14:12

    Igor,

    Eu realmente me senti enganado. Não pelo fato do que ele disse mas sim, pela situação. 

    O Sr. Moacyr sempre esteve o suporte das empresas distribuidoras de jogos. E mais do que isso. Essas empresas que deram destaque ao projeto do JOGO JUSTO. Veja a lista no link: http://www.acigames.com.br/associados/lista-de-associados/.

    Com este anuncio público dele, me fez entender um grande erro q, eu eu uma série de jogadores cometeram.

    A Steam vende jogos mundo a fora praticamente sem concorrência. Serviço igual a Steam é dificil encontrar. E principalmente para nós, jogadores de PC a steam fez o grande milagre de permitir de comprarmos jogos no lançamento dele.

    Como competir com um serviço que não paga aluguel, não contrata lojistas de custos muito inferiores aos da UZ Games, FNAC ou qualquer outro varejista?

    Partindo deste ponto, dá para entender o porque o Moacyr disse o que disse.

    Mas o jeito é esperar. Ele até saiu das noticias… Vamos ver os próximos passos…

    Obrigado por acessar nosso site.
    Abraços!
    [COBRA] KAMPAS

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…