Mais legal do que ter um website é poder saber se ele realmente é acessado. O quanto ele é acessado. Quais tecnologias os usuários deste website utilizam, etc. Tudo isso é possível com o Google Analytics!

Hoje inicio uma sequência de posts sobre o Google Analytics (carinhosamente GA) aqui no GarotasCPBr que irá mostrar como tirar proveito desta poderosa ferramenta.

Neste primeiro post, daremos nossos primeiros passos em direção ao grande mundo das estatísticas geradas por um website.

 

O que é o Google Analytics?
Para explicar, nada melhor do que usar as palavras da própria fonte: “O Google Analytics é a solução de análise da web de cunho empresarial que fornece a você uma ótima visibilidade do tráfego e da eficiência do marketing de seu website”. Site do Google Analytics: www.google.com.br/analytics.

Por onde começar?
O básico que podemos fazer com esta poderosa ferramenta é mapear o acesso as páginas de nosso site, sem nos preocuparmos com o que tem dentro dela (ou com que o nosso usuário faz dentro dela). Para isso temos que seguir os seguintes passos:

 Criar uma conta de usuário no Google Analytics. Se o domínio do seu e-mail for o Gmail basta acessar, caso contrário, acesse a página do Google Analytics e siga os passos de criação de conta. Só vá para o próximo passo caso já tenha a conta de usuário.

 Acessar o Google Analytics com sua conta de usuário. Será aberta uma tela listando todas as suas “contas” cadastradas conforme imagem abaixo (vamos ver adiante o que é essa conta).

No meu caso, eu tenho 3 “contas” cadastradas para mim: SGC Technology, SuelenGC e Truffinhas. Se você é novo no GA, provavelmente não haverá nenhuma conta listada.

 Clique no menu Administrador localizado no canto superior a direita. Será aberta a tela para administração de “contas” onde você poderá adicionar, alterar ou excluir uma conta, conforme imagem a seguir.


Uma conta para o Google Analytics é um domínio onde você é proprietário (possui acesso aos códigos fonte) e ao qual você deseja extrair estatísticas.

 A tela para cadastro de conta não exige muitas informações e é autoexplicativa. Essas informações podem ser alteradas posteriormente.

Veja abaixo a tela de cadastro:

 Após cadastrar uma conta, você precisa inserir um script gerado pelo próprio Google, vulgo snippet, em todas as páginas do seu site.

Para pegar o snippet clique no menu Administrador (imagem 2) e no Nome da Conta que você deseja pegar o snippet, no meu caso cliquei na conta “SuelenGC”. Irá aparecer a tela a seguir:

 Clique na Propriedade com o nome da conta, e irá abrir a seguinte tela:

 Clique na guia Código de Acompanhamento, conforme imagem abaixo:

Descendo um pouco a barra de rolagem temos…


…o snippet de acompanhamento. O GA ainda lhe passa as instruções de onde colocá-lo nas suas páginas.

 Aproximadamente 24h após adicionado o snippet nas páginas e publicado online, as estatísticas de acesso começam a aparecer.

Por hoje é apenas isso. Uma pequena introdução ao Google Analytics.

Fonte: http://www.garotascpbr.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…