Sobre a descoberta recente da botnet Flashfake, que já infectou um total de 670 mil computadoresem todo o mundo, sendo mais de 98% deles usuários de Mac (OS X), os especialistas da Kaspersky Lab disponibilizaram dois links muito úteis.

O primeiro é um scanner online para identificar se o computar está infectado pelo Flashfake, já o outro serve para remover a praga do computador. Ambos os serviços estão disponíveis gratuitamente.

Para saber se a máquina está infectada, siga os passos abaixo:
• Visite o site criado pela Kaspersky Lab em www.flashbackcheck.com  e faça a verificação online (conteúdo em inglês).

• Este processo analisará ainda a versão do plugin Java instalado na máquina. Caso este esteja desatualizado, o usuário será alertado imediatamente (o site indicará o link para o download da versão mais recente). Os especialistas da Kaspersky Lab destacam que é muito importante este passo, pois o Flashfake utiliza uma vulnerabilidade do programa para infectar o computador.

• O site foi desenvolvido de forma segura para que os internautas possam acessá-lo e informar o Hardware UUID. Este número será comparado ao banco de dados Flashfake da Kaspersky Lab para determinar se o computador foi infectado ou não. O site ainda ensina como descobrir o Hardware UUID.

Como desinfectar o computador:
1. Use a ferramenta de remoção gratuita Kaspersky Removal Tool Flashfake (disponível em http://support.kaspersky.com/downloads/utils/flashfake_removal_tool.zip). O programa irá scannear a máquina e remover o Flashback, caso ele seja encontrado.

Fonte: http://www.techlider.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Malware de mineração de criptomoedas pega carona em versões piratas de jogos populares

Pesquisadores da Avast publicaram nesta quinta-feira (25) uma análise de um malware que es…