Ontem no TS3 estavamos conversando (Chris, Batatao, Kabanna, Mark…) sobre os HD SSD, e surgiram algumas suposições e dúvidas, pois bem por considência IVAN um amigo, me enviou esse Review falando sobre, como não sou baú, esta ae galera. SSD GO!!

Quer velocidade p/ jogar?

A tecnologia evolui à passos largos e rápidos. Vemos o aparecimento de novas técnicas de fabricação de componentes, que os deixam cada vez menores e mais rápidos, novas maneiras de interagir com as máquinas e até novos formatos de computadores! Em geral, são poucos os nichos nesta área que passam grandes períodos de tempo sem inovações relevantes. E um destes mercados é o de armazenamento.

Essencialmente, os computadores guardam suas informações em cárater permanente da mesma maneira que faziam há… 20 anos, por exemplo. Os HDs (hard disks ou discos rígidos) não passaram por grandes atualizações neste período. Apenas aumento de capacidade e diminuição de tamanho. Como uma evolução deste componente tão importante, em meados de 2007 apareceram no mercado os SSDs (Solid State Drive ouUnidade de Estado Sólido).

Desde então, os SSDs se popularizam, diminuiram seu preço, e já são relativamente comuns em computadores portáteis, principalmente nos novos ultrabooks. Como vantagem em relação aos HDs, eles apresentam tempos de acesso bem menores, bem como de leitura e gravação de dados, menor consumo elétrico, mais silencioso, mais resistente à impactos e apresenta menos defeitos de hardware, por não conter partes móveis.

Porém, alguns mitos se formaram em torno deste componente, como que ele tem uma vida útil muito curta, devido ao número limitado de escritas que podem ser realizadas. Bem, com este artigo, pretendemos esclarecer este e outros pontos a respeito dos SSDs.

Para esse Post não ficar cansativo, leia apenas que lhe interessar:

Finalizando

Com este artigo, esperamos ter elucidado algumas dúvidas e alguns mitos que rondam este componente, bem como ter aumentado o seu conhecimento sobre o assunto. Como vimos, existem muitas vantagens em se usar um SSD em detrimento de um disco rígido, porém, como tudo na informática, você deve saber usar corretamente. Não compre um SSD para armazenar seus filmes pornôs e seus arquivos pessoais. Visto que os SSDs podem lhe oferecer tempos de leitura e escrita bem mais baixos, e um menor tempo de boot, use-o para instalar o sistema principal e os seus programas, a diferença de desempenho é brutal!

Já o HD, aí sim, desfrute de seu amplo espaço de armazenamento e velocidade para ler arquivos sequenciais e jogue dentro toda a sua coleção de filmes, músicas, fotos e toda sorte de arquivos. Já podemos encontrar facilmente no mercado SSDs de baixa capacidade, como 40 GB por exemplo, que pode muito bem ser usado com esta finalidade. Combine-o com um grande HD e voilá, aumente o desempenho de seu computador! Espero que tenha gostado do artigo e até a próxima semana!

Dica enviada por: Ivan Mota

Fonte: http://www.guiadopc.com.br

3 Comentários

  1. [COBRA] KABANNA líder

    2 de março de 2012 em 18:03

    Muito bem explicado, ja posso dizer que SSD é o melhor investimento em um PC gamer.

    DUCK separa ae 1 de 120gb hahahahah

    Resposta

  2. Andrestrohan

    3 de março de 2012 em 13:09

    Gostaria de falar sobre minha experiência com um SSD de 128GB da Kingston.
    Bom, um computador com peças “NORMAIS” demora para entrar no Windows 7 Ultimate cerca de 40, 60, ou até mais de 2 minutos, dependendo da máquina que tenha.
    Realizamos um teste com o SSD de128GB da Kingston, o bot foi feito em 4 segundos e entramos no sistema Windows 7 Ultimate em 12 segundos.
    Um ganho extraordinário em velocidade de inicialização!
    Claro que estou falando só da inicialização. Fora o resto que nem vo comentar.
    O ganho é gigantesco!
    Vale apena!

    Resposta

  3. Mytho

    9 de junho de 2012 em 21:30

    Muito boa matéria. Se der pra arrumar os Spoilers que saem do layout e não dá para ler o resto dos textos. Vlww

    Resposta

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

Xiaomi apresenta robô humanoide que promete reconhecer emoções como tristeza e ‘consolar’

Nesta quinta-feira (11), a Xiaomi apresentou o primeiro protótipo do robô humanoide CyberO…