Computador pessoa foi deixado para trás por smartphones e tablets, disse o sucessor de Bill Gates, Ray Ozzi

Seattle – Ray Ozzie, o homem que sucedeu Bill Gates como visionário tecnológico da Microsoft, acredita que o mundo tenha superado o computador pessoal, o que pode ter deixado para trás a maior produtora mundial de software.

O computador pessoal, que serviu de fundação ao poderio da Microsoft e ainda determina seu desempenho financeiro, foi deixado para trás por poderosos celulares e tablets acionados por softwares do Google e da Apple, disse o antigo executivo da Microsoft.

“As pessoas discutem se estamos ou não em um mundo pós-PC. Não existe o que discutir: é claro que estamos em um mundo pós-PC”, disse Ozzie em uma conferência sobre tecnologia promovida pelo blog tecnológico GeekWire, em Seattle, na quarta-feira.

“Isso não significa que o computador pessoal vai morrer, mas apenas que, nos cenários em que o usamos, deixamos de nos referir aos aparelhos como computadores e os designamos por outros nomes”, acrescentou.

Ozzie estava fazendo seus primeiros comentários públicos sobre a Microsoft desde que saiu abruptamente da gigante da

tecnologia, em 2010. Ele falou horas depois que Tim Cook, presidente-executivo da Apple, a maior rival da Microsoft, enfatizou a emergência do “mundo pós-PC”, criado pelo iPad.

As vendas de celulares inteligentes já superaram as de computadores, e as de tablets estão se aproximando delas rapidamente.

Ozzie, 56 anos, um programador lendário que desenvolveu o aplicativo de e-mail Lotus Notes nos anos 1980 e 1990, foi selecionado diretamente por Gates para o posto de vice-presidente de arquitetura de software da Microsoft em 2006, para fazer de sua capacitação em colaboração via Web a peça central do pensamento da empresa.

Ozzie teve papel central no projeto Azure, da Microsoft -o principal esforço da companhia no campo da computação em nuvem-, mas se demitiu quatro anos depois com a Microsoft ainda atrás da Amazon.com e Google em desenvolvimento para soluções na web.

“Meu trabalho lá era administrar mudanças. Bill (Gates) e Steve (Ballmer, o presidente-executivo) me pediram para estudar a companhia, descobrir o que não funcionava e tentar o melhor para consertar os defeitos”, disse Ozzie.

“Estou feliz com algumas das mudanças que promovemos. A companhia mudou muito, avançou muito, e estou feliz sobre algumas coisas, mas impaciente quanto a outras”, acrescentou.

Ozzie disse que o destino do Windows 8 determinará o futuro da Microsoft. A mais recente versão do sistema operacional funcionará em tablets com chips da ARM, e a Microsoft espera poder competir com o iPad, da Apple, e colocar a companhia de volta no topo da cadeia de consumo tecnológico.

3 Comentários

  1. Pablo Pohlmann 

    9 de março de 2012 em 12:17

    Na minha visão, o tempo dos PCs vai mesmo passar. No entanto, pra isso acontecer, acredito que ainda vai demorar algum tempo, principalmente devido a grande quantidade de pessoas que o usam como plataforma de games ou para trabalhos gráficos. É claro que o uso do PC para atividades do dia a dia está ficando cada vez mais dispensável. A grande maioria das pessoas tem quase todas as utilidades dos PCs na palma da mão, no tablet ou no notebook, o que torna a necessidade de se ter um PC inexistente.
    O PC ainda não pode ser substituído apenas nas atividades gráficas extremas e isso é algo que talvez perdure algum tempo. Placas gráficas hardcore ainda estão em franco desenvolvimento e os tamanhos delas ainda são grandes. E é só nos PCs que elas cabem, muitas vezes em conjunto de duas, três e quatro placas ligadas na mesma MoBo. As grandes desenvolvedoras de chips gráficos vivem uma batalha interminável pela melhor tecnologia, maior velocidade, melhor consumo de energia, menor aquecimento, melhor eficiência… Mas sendo sincero, não me lembro de ter lido em qualquer lugar que o tamanho da placa seja um quesito importante na briga. Sendo assim, seja pra hoje ou pro futuro próximo, os PCs sempre vão existir nas casas dos gamers hardcore e isso é motivo suficiente para a produção e evolução continuares a todo vapor.

    Resposta

    • COBRA~KABANNA líder

      9 de março de 2012 em 17:42

      Olha polman, fantástica
      a sua visão dessa noticia, bastante lucidez nas palavras e coerência também. 
      Parabéns  

      Minha opinião e que uma tecnologia nem sempre vem e consegue exterminar a
      outra, quando tivermos “portáteis” com as mesma qualidade x preço
      naturalmente haverá uma migração proporcional ou até imediata, o exemplo que mais me lembro agora foi dos aparelhos Vídeo Cassete VHS p/ a DVDPlayer, praticamente em menos 6 meses deixando ate de fabricar….

      O PC ainda é pra mim
      a ferramenta de maior desempenho, qualidade e multi funcional. Os consoles ainda nao conseguiram ter a qualidade ULTRA e preços de jogos 3x mais caros, a grande qualidade dos consoles e o baixo investimento no Aparelho (XBOX Completo 1.200, PS3 1.300), já um PC básico p/ gamer R$ 2.000 e um ideial mínimo 4.000 para jogar exemplo BF3 no ULTRA.
      Gostaria quem em
      futuro próximo os TABLETES (acoplando teclado, mouse, gravador DVD portáteis etc) tragam o entretenimento para se
      jogar em alto desempenho 1980 x 1080 em ULTRA (Hoje no PC apenas 2xVGA GTX 580 ou HD7970 conseguem essa façanha custo de 2.500) para jogos como bf3….

       

      As grandes empresas ja estão iniciando esse processo, veja imagens abaixo

       

      Resposta

  2. Ricardo - Cobra Predador

    11 de março de 2012 em 19:16

    Acho que tem lugar pra todo mundo, pra mim o pc terá uso específico em algumas áreas mais não vai desaparecer só espero que isso não o torne mais caro.

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novas placas de vídeo da AMD são mais baratas e batem de frente com a Nvidia

A AMD deu um grande show ao revelar todos os detalhes sobre seus novos processadores no in…