Menos de 24 horas depois do site The Vergedivulgar que a Valve estaria trabalhando em um novo console de games, conseguimos por as mãos (e os olhos) em uma foto de um possível protótipo do projeto.

A imagem apareceu na página do Twitter de um empregado da Valve, o Greg Coomer. Ela foi tuitada no ano passado, dia 2 de novembro, com a legenda: “Construí esse pequeno PC. i7 quad core, 8GB RAM, Zotac Z-68 mobo com gráficos Nvidia mobile integrado. Está rodandoPortal 2 BEM RÁPIDO”.

Ontem (3), o site americano The Verge relatou que a Valve estaria trabalhando num console – ou pelo menos em um modelo de hardware – para games ligados à Valve, e que: “Nos contaram que as especificações técnicas do Steam Box incluem um CPU Core i7, 8GB de RAM e um GPU da Nvidia”.

O hardware bate com os rumores. Mas é bom manter dúvidas quanto à veracidade dessas informações. Não temos como confirmar que a Valve está fazendo um console (eles não responderam aos nossos emails). Também não temos como confirmar que o Coomer estaria trabalhando num projeto como esse.

Mas as especificações que o The Verge relatam que fazem parte do projeto da Valve são as mesmas com que o Coomer estava trabalhando no dia 2 de novembro. A máquina da foto parece ser, essencialmente, um case baseado numa plataforma Zotac Z68-ITX WiFi, cujas fotos e especificações originais estão disponíveis na página oficial do produto [em inglês].

Essa foto nos foi enviada ontem à noite por um leitor não identificado que disse que gostaria de nos dar mais informações. Ele ou ela pediu uma resposta rápida ,e quando não respondemos tão rápido quanto o esperado, ele/ela nos enviou o seguinte email sobre o Coomer (tudo isso segundo nosso leitor cheio de rumores):

 

Tem um funcionário veterano da Valve que definitivamente vem abrindo muito a boca ultimamente. O seu nome é Greg Coomer (http://www.valvesoftware.com/company/people.html), ele é designer de produto e líder da equipe do SteamBox, que na verdade é bem pouco surpreendente te tem apenas 5-10 pessoas trabalhando nele. No entanto, o Greg algumas vezes tuíta coisas interessantes:

(não está em ordem cronológica)

Data: 22 de outubro 2011
Link: http://twitter.com/#!/gregcoomer/status/127560965821693952
Tuite: “Estou trabalhando nisso aqui: http://t.co/jDLQnxvl”
Nota: Leia o artigo e especialmente os comentários do Gabe [Newell]. É obviamente sobre um possível console da Valve.

Data: 14 de outubro 2011
Link: http://twitter.com/#!/gregcoomer/status/124651468501434371
Tuite: “Construir um PC form-factor Mini-ITX é difícil. Até mesmo as ligações elétricas não são padronizadas ou simples”.
Nota: Bom…

Data: 3 de novembro 2011
Link: http://twitter.com/#!/gregcoomer/media/slideshow?url=pic.twitter.com%2FuVdGOtZq
Tuite: “Construí esse pequeno PC. i7 quad core, 8GB RAM, Zotac Z-68 mobo com gráficos Nvidia mobile integrado. Está rodando Portal 2 BEM RÁPIDO”.
Nota: Esse é o console demo que eles usaram para demonstrar O-Grande-Plano para possíveis parceiros na CES 2012. As especificações técnicas NÃO REFLETEM necessariamente o que vai ser usado como “base” para o(s) produto(s) final(is). (contrário aos relatos do Joshes, da The Verge) Isso é um pouco que consegui juntar sobre esse projeto. No entanto, acho que esses tuites confirmam que a Valve está realmente trabalhando em um console (meio-que-PC).

É bom capturar prints desses tuites, caso eles desapareçam.

Enquanto estávamos verificando essas informações, o leitor que enviou os boatos espalhou essas informações nos fóruns do 4chan.

Há muitas razões para termos dúvidas sobre tudo isso. O link no tuite “Estou trabalhando nisso” do dia 22 de outubro leva até uma entrevista em inglês do Seattle Times com o comandante da Valve, Gabe Newell, que menciona especulações sobre a Valve estar criando um novo hardware, mas em geral fala só sobre as suas preocupações com relação ao sistema fechado da Apple. Tem muitas coisas em que o Coomer poderia estar trabalhando e que estariam relacionadas às preocupações do Gabe Newell, apesar de que é importante lembrar que o The Verge menciona que o sistema fechado da Apple é um dos motivos que levaram a Valve a criar o próprio console.

Os tuites de Coomer não validam ou desmentem os detalhes dados pelo The Verge, que falam de um controle configurável ou até mesmo uma incorporação de respostas biométricas na mecânica do console.

Será que a pessoa que nos mandou os boatos realmente sabe do que está falando? Ou será que está apenas juntando algumas coincidências extraordinárias? Não temos como verificar a existência de uma equipe dedicada a produzir um console da Valve, muito menos que ela tenha entre 5 e 10 pessoas. Tentamos conseguir alguma resposta da empresa sobre o envolvimento dr Coomer no hardware que bate com as especificações relatadas pelo The Verge.

Por enquanto temos apenas boatos quentes que ficaram mais quentes ainda.

Fonte: http://www.kotaku.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…