Capítulo I: O Jogo.

O que é DotA?
DotA é uma sigla que significa “Defense of the Ancients” (Defesa dos Anciões), é um jogo de estratégia em tempo real em que os jogadores controlam um herói escolhido no começo do jogo e se dividem em 2 times (Sentinel e Scourge). O objetivo de cada time é destruir o núcleo da base inimiga (World Tree e Frozen Throne que são os anciões que deram nome ao jogo) passando por todos os obstáculos que encontrar pelo caminho, heróis inimigos, torres e creeps (criaturas). Durante o jogo conforme os heróis vão lutando eles vão adquirindo níveis (nível máximo 25) e dinheiro que pode ser utilizado para fazer itens poderosos ou pagar uma ressurreição mais rápida.

O mapa:
O mapa de DotA é dividido em 3 lanes de combate (estradas), com as bases do Sentinel (Sudoeste) e Scourge (Nordeste) localizadas nas extremidades do mapa, um rio divide o mapa em duas metades. O mapa esta repleto de florestas com passagens perfeitas para se esconder e fazer uma emboscada ou despistar um inimigo. Cada lane esta protegida por 3 torres de cada time colocadas ao longo delas e protegendo o seu lado do mapa, além disso regularmente nascem creeps que marcham em direção à base inimiga. Todas as unidades controladas pelo Sentinel são representadas pela cor vermelha e as do Scourge pela cor verde. Alem dessas torres e creeps, no meio do mato você pode encontrar creeps também, mas estas são neutras e atacarão qualquer um que passar pelas mesmas. Existe também um monstro especial (boss) chamado de Roshan, ele e muito forte e garante prêmios aos jogadores que matarem ele.
Runas: regularmente aparecem runas mágicas especiais no rio, elas aparecem em 2 lugares e sempre nos mesmos lugares, cada lugar fica posicionado em uma ponta do rio.
Para entender melhor como funciona o mapa de DotA aconselho aos novatos a criarem mapas em Single Player com a opção “Aways Visible”, coloque um computador para jogar contra você. Com um pouco de esforço e pesquisa você também pode achar versões do mapa de DotA programados com IA (Inteligência Artificial). Essas versões especiais foram criadas justamente para isso: ajudar os novatos.

Runas:
Aqui estão listados os efeitos das runas encontradas no rio, todos os efeitos aqui são temporários. São no total 5 runas: Illusion, Double Damage, Haste, Regeneration e Invisibilit.

Illusion: esta runa cria uma cópia ilusória do seu herói.

Double Damage: esta runa dobra o dano base do seu herói.

Haste: esta runa faz com que seu herói corra a velocidade máxima permitida para o jogo (522).

Regeneration: esta runa regenera HP e MP do seu herói rapidamente porém se você tomar algum dano ou efeito que cancele magia o efeito da runa será cancelado.

Invisibilit: esta runa deixa seu herói invisível enquanto ele apenas caminhar, até o momento que ele usar uma skill ou habilidade que normalmente cancele efeitos de invisibilidade.

Repare q todas as runas são efeitos mágicos, sendo assim qualquer magia que cancele buffs irá cancelar o efeito das runas, exemplo: Purge.

As bases:
No DotA cada base possui 6 Barracks (2 em cada lane), 11 torres (3 torres espalhadas ao longo das 3 lanes e 2 no núcleo da base) e várias estruturas menores, 1 Fonte de Cura e 9 Shops que vendem recipes (receitas) e itens variados. E é claro o núcleo (World Tree para Sentinel e Frozen Throne para Scourge). Cada base possui também 4 Taverns (Tavernas) que são os lugares onde você escolhe seu herói, totalizando 8 Taverns no jogo.

As barracks são muito importantes porque se forem destruídas isso vai tornar os creeps inimigos da lane que elas foram perdidas mais fortes, se todas as 6 Barracks da base forem destruídas então todos os creeps inimigos vão ser transforma em Mega Creeps, ganhando ataque, vida e dano altíssimos! Como você já sabe cada lane possui 3 torres e o núcleo 2 torres totalizando 11 torres. Para se destruir as torres e estruturas internas da base primeiro você precisa derrubar as torres do começo, enquanto você não fizer isso fica impossível atacar a base inimiga. Isso porque as torres conferem status de invulnerabilidade para as estruturas da lane que ela protege. Não e preciso destruir todas as torres inimigas para se atacar a base adversária, no exemplo que eu dei, se você destruíse somente as 3 torres da lane de cima você poderia atacar somente as Barracks e estruturas correspondentes a lane de cima. Para destruir o núcleo e preciso primeiro destruir as duas ultimas torres de defesa.

Ex: enquanto você não destruir a primeira torre da lane de cima a segunda torre estará invulnerável a ataques.

Nos shops você pode encontrar itens variados e recipes para combinar estes itens em artefatos novos e mais poderosos, existem ao todo 13 shops sendo 9 encontrados na base ao redor da Fonte de Cura e 4 que ficam escondidos no mapa, 1 desses shops vende itens que não podem ser comprados na base o outro vende itens iguais aos encontrados na base mas sua localização e estratégica.

A Fonte de Cura como o nome diz tem a capacidade de curar HP e MP dos heróis próximos a ela, além disso qualquer unidade inimiga que se aproxime dela será atacado por uma rajada de dano caótico (Chaos Damage).

Os heróis:
O jogo possui uma grande gama de heróis divididos em 3 categorias: Int (Inteligência), Agi (Agilidade) e Str (Força).

-Int: Costumam ter muitas magias de dano, muito MP (Magic Points) e pouco HP (Health Points), salvo algumas raras exceções.

-Agi: Costumam ter muita velocidade de ataque, muito dano e muita armadura mas tem pouco HP e pouco MP.

-Str: Costumam ter muito HP, muito dano porém tem pouca mana, velocidade de ataque mediano e armadura mediana.

Cuidado pois nem todos os heróis do jogo seguem as regras que eu falei, isso é apenas um conceito geral.

Cada herói possui 4 habilidades que varia muito de um para outro, alguns são bons para fazer dinheiro rápido, outros são bons para matar outros heróis inimigos, e assim por diante.
Não existe um herói “Arma Suprema” no jogo, todos os heróis tem seus pontos fracos e fortes e pra cada herói no jogo existe um outro que leva vantagem sobre ele de alguma forma e assim por diante, é por isso que o importante e saber jogar bem com o herói q você escolher.

O time:
O mapa de DotA foi feito para se jogar partidas 5×5, como já foi visto antes não existe nenhum herói 100% perfeito e por isso que você tem que saber jogar em equipe com seu time, um herói completando o outro, por exemplo, se o seu herói e lento e não tem nenhuma habilidade de Stun (Atordoamento) ou algo do gênero então nesse caso o seu aliado que tenha estas habilidades poderia usar o Stun em um inimigo dando tempo pra você trucida-lo com seu dano e habilidades especiais. As combinações de times e heróis são quase infinitas e variam muito de jogador para jogador, digo de time para time. A regra mais importante do DotA é essa: jogue em equipe!
E só pra finalizar, score de kills (mortes) e etc não ganhão o jogo o que ganha e destruir o núcleo da base inimiga.

Itens:
Itens também são muito importantes, eles te ajudam de várias maneiras, por exemplo se você é um herói baseado em Int, tem muitas magias de dano para usar mas pouco MP para ativar essas magias que tal fazer aquele item que aumenta o MP? E lembrando que você provavelmente deva ter pouco HP que tal fazer aquele item de proteção que aumenta seu HP? A mesma receita serve para outros heróis, o leque de itens e muito grande e a quantidade de combos e quase infinita e varia muito de herói para herói e de jogador para jogador, tem itens que são excelentes para se usar em um determinado herói mas inúteis para outros.
Por exemplo: se você esta jogando com um herói que já tem uma habilidade que deixa ele invisível pra que fazer um item que faça a mesma coisa? Vale lembrar também que certos tipos de itens são bons não só pra você mas também para o seu time, principalmente os itens que dão status de aura ou curão HP e/ou MP.
Fica também avisado que as vezes e bom mudar uma certa sequência de itens para um determinado heróis de acordo com o que a partida pede. De fato a segunda coisa mais difícil de se aprender no DotA é saber que tipo de itens fazer em um determinado jogo (a primeira é aprender a jogar em time).

Economia:
Isso e muito simples, a cada 7 segundos você ganha 8 de gold (isso é chamado de Income), pra cada creep inimiga que você matar seja ele do time inimigo ou neutral conferem um bônus de gold para você que varia de creep para creep, cada herói morto também confere um bônus de gold que varia dependendo do level da vítima. Cada vez que seu time destruir uma torre inimiga todos os membros deste ganharão 200 de gold (somente as 2 ultimas torres do núcleo não conferem este bônus). Se o Roshan for morto pelo time os membros deste ganharão 200 de gold. Vale lembrar que quem quebrar a torre e matar o Roshan ganha em media +200 ou +300 de gold sem contar o bônus. Se você morrer com seu herói você perde dinheiro e tem que ficar um tempo na base esperando ser revivido pelo jogo, a quantidade de dinheiro que você perde e relativa ao seu level (quanto maior o level mais dinheiro se perde morrendo) e a quantidade de tempo que você ficará morto também é relativo ao seu level (quanto maior o level mais tempo você ficará morto).
Em casos extremos você pode pagar para ser revivido instantaneamente com HP e MP cheios, mas o custo desse revive também é relativo ao level (quanto maior o level mais caro será pagar para reviver).

Atenção: o Roshan nasce de 10 em 10 minutos no jogo sempre no mesmo lugar, e cada vez que ele nasce ele fica mais forte, matar o Roshan fornece 1 Aegis of the Immortal, este escudo mágico reviverá você gratuitamente na base sem que você perca dinheiro ou tenha que esperar ser ressuscitado, porém as cargas deste escudo são limitadas, se você adquirir mais 1 Aegis o segundo irá se fundir com o primeiro ocupando somente 1 espaço no inventário. A partir da terceira vez que o Roshan renascer ele também irá dropar um Cheese (Queijo) que funciona como uma poderosa poção de cura, o Cheese ser vendido por 500 de gold em qualquer shop.
No DotA é impossível passar dinheiro para outros jogadores, todos os itens que você comprar poderão ser revendidos por metade do preço original, já os recipes poderão ser vendidos por 75% do preço original.

Se por algum motivo um jogador sair do jogo todo o seu dinheiro será automaticamente dividido entre todos os membros, se algum item for vendido usando o herói do jogador que saiu do jogo isso também acontecerá. O herói abandonado continuará a ganhar o Income de gold: 8 por 7 segundos, mas este será automaticamente repassado aos outros jogadores.
Se algum herói morrer pra unidades (torres, creeps, etc) que pertençam a um exército de um time o dinheiro de sua morte será dividido entre os membros do time que lutam pelo exército em questão.
Se algum herói morrer para o Roshan ou outras creeps neutras nada acontecerá.

Comandos de Customização:
DotA possui muitos comandos que definem o tipo da partida logo no inicio até o fim, eles são muitos e deixarei para falar deles no próximo capítulo, por enquanto aconselho a vocês jogarem o modo -AP (All Pick) ou -AR (All Random) sem ou com -EM (Easy Mode)

-AP: neste modo de jogo você pode escolher qualquer herói de qualquer time não importando de que time você seja.
-AR: neste modo de jogo o computador escolhe o herói de todos os jogadores da partida aleatoriamente.
-EM: quando este modo de jogo é adicionado a outro comando ou simplesmente digitado sozinho ele muda o jogo para o modo Easy (Fácil), neste modo de jogo todos os heróis ganham mais dinheiro no Income, as torres são mais fracas (dão menos dano e tem menos HP) e todos os heróis ganham mais experiência q o normal subindo de level mais rápido.

Comandos de Jogabilidade:
Além dos comandos de customização q definem o tipo da partida o dota também tem comandos individuais de jogabilidade q auxiliam os jogadores durante as partidas.
Para usar um comando de jogabilidade aperte Enter, digite “-” (sinal de negativo) e o comando que deseja usar. Exemplo: -ms

Aqui esta a lista dos comandos de jogabilidade:

-ma (informa o nome dos jogadores do time inimigo, quais heróis eles estão controlando e seus leveis).

-ms (informa a velocidade que seu herói esta se movendo no momento em que você digita o comando).

-di (mostra a tabela de creeps mortas e denies no canto superior direito do monitor acima da tabela de status do jogo, além disso sinaliza denies bem sucedidos).

-don (mostra um relógio marcado no canto superior direito do monitor abaixo da tabela de status do jogo).

-repick (permite que você mude de herói, esse comando só pode ser usado 1 vez por jogador e somente no começo do jogo antes de ser dado o sinal de início da partida. Se você usar este comando perderá 200 de gold, alem disso se o jogo for -AR quem escolherá seu herói será o computador).
-swaphero (permite que você troque de herói com algum membro do seu time, cabe ao jogador alvo aceitar ou não a troca, esse comando só pode ser usado 1 vez por jogador independente se a troca foi feita ou não e somente no começo do jogo antes de ser dado o sinal de início da partida).
-random (faz com que o computador escolha seu herói por você. Não pode ser utilizado em jogos -AR e não pode ser utilizado 2x no mesmo jogo pelo mesmo jogador).

ATENÇÃO: As vantagens de ser começar com um herói escolhido pelo computador tanto no modo -AR tanto pelo comando -random (aleatório) faz com que você comece com mais dinheiro. Isso porque quando você escolhe seu herói manualmente você esta “comprando” ele, quando é o jogo que escolhe por você o dinheiro que você pagaria para escolher seu herói será economizado tornando seu herói gratuito.

Finalmente terminei a primeira parte do meu manual, aqui estou apenas descrevendo como é o jogo. No próximo capítulo: “Como Jogar” irei explicar como dar denies, treinar o last hit, linguagens, mais comandos, táticas básicas para ficar vivo para não ser um alvo fácil e muito mais.

Obrigado a todos pela atenção.

Fontes: http://www.webcheats.com.br

2 Comentários

  1. Pablo Pohlmann 

    29 de fevereiro de 2012 em 17:08

    E aí, Death? Esse jogo presta?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Telegram testa chamadas de voz em grupo

Em breve, o Telegram permitirá chamadas de voz em grupos. O recurso está em testes na vers…