O Facebook, rede social criada por Mark Zunckerberg, com o tempo vem ganhando algumas novidades e parte delas estão relacionadas a aplicativos. A última grande novidade (nem tão grande assim) foi a chegada do game Angry Birds, que virou febre entre os usuários de dispositivos móveis. Mas entre as novidades que já surgiram, está uma que ainda se encontra em estado oculto aos olhos de muitos usuários: o Facebook Docs. Sim, realmente é o que você pode estar sugerindo nesse momento. O Facebook desenvolveu um serviço em parceria com a Microsoft que tem a finalidade de criar e compartilhar arquivos do Microsoft Office entre seus amigos na rede social.

 

Facebook Docs
Página inicial do Facebook Docs

 

 

O Office online com integração ao Facebook foi apresentado durante a conferência f8 de 2010 e desde então se encontra em estado beta. No entanto, os usuários do Facebook poderão desfrutar de alguns recursos presentes no Microsoft Office 2010. Estão presentes no serviço o WorldPower Point e o Excel.

Siga o nosso passo a passo para saber como adicionar sua conta e como funciona as principais funções deste aplicativo.

1. Adicionando o Docs a sua conta no Facebook

Faça o login e visite a página http://www.facebook.com/docs . Clique em “Ir para aplicativo”, para ser levado a página principal do serviço. Você também pode acessá-lo através do endereço docs.com.

2. Criando e editando documentos

Na página principal do serviço, você encontrará vários atalhos que te levaram a um dos serviços disponíveis. Você pode começar a enviar ou criar um documento para trabalhar e compartilhar com que você bem quiser na rede social. Para fazer o envio clique em “Add a Doc” e logo em seguida clique na opção Upload a Doc. Uma nova janela se abrirá e você pode escolher o documento que quer subir para os servidores da rede social.

Para criar um documento, clique novamente na guia Add a Doc ou simplesmente escolha um dos tipos de documentos disponíveis que estão presentes na página inicial.

2.1 Criando um documento no World

Office World no Facebook Docs

Ele apresenta tudo o que você precisa para criar um documento

 

 

Não vou entrar muito em detalhes sobre a finalidade do World. No entanto, há algumas opções presentes na lateral direita que merecem ser mencionadas. Entre elas está a possibilidade de escolher um título para o documento, quem pode ver o documento criado, escolher quem pode (além de você) editar o documento, adicionar tags e um formulário de comentários que facilita a comunicação entre quem pode visualizar o documento e os editores.

2.2 Criando um documento no Excel

Excel no Facebook Docs

 

 

Quando estiver elaborando algum documento no Office Excel, você pode usar a maioria das ferramentas padrões do programa, desde células a criação de formulários e elaboração de planilhas.

2.3 Criando uma apresentação no Power Point

Power Point no Facebook Docs

 

 

É possível criar facilmente uma apresentação no Power Point. Tudo o que você precisa fazer é escolher qual o tipo de modelo quer usar em sua apresentação e começar a criar. Há inúmeras ferramentas disponíveis para criar uma bela apresentação.

Use docs + Facebook

Esse é o nome do recurso que integra algumas funções especiais com a rede social. Para usar uma delas, clique em Add a Doc presente na barra superior e selecione uma das funções disponíveis.

A primeira da lista é o Create a Resume, que cria um currículo de uma forma fácil e rápida. Ele irá acessar o seu perfil e colher informações de trabalho (nome da empresa ou algo do tipo) e história de educação (nome das escolas/faculdades), bem como suas informações de contato (e-mail e telefone). Lembrando que essas informações serão colhidas somente se estiverem presente em seu perfil.

Use docs + Facebook

 

 

Você também encontrará opções que permitem escolher quem pode visualizar o seu currículo, bem como publicar sobre isso em seu perfil e escolher os editores.

Dando continuidade a lista, está o Chart Your Friend. Ele acessa informações sobre seus amigos para criar um gráfico determinando a quantidade de amigos (homens e mulheres), idade e localização de seus amigos. Estão presentes as opções que determinam que pode visualizar e editar o documento.

E por último, mas não menos importante, está o Make a Photo Slideshow. Com ele você pode criar um slide de fotos presentes em seus álbuns no Facebook.

Essa experiencia realizada entre o Facebook e a Microsoft parece oferecer o melhor serviço para criar, compartilhar e enviar documentos. Se eu gostei? Sim, eu gostei e muito. Esse serviço se torna uma alternativa a altura do Google Docs, apresentanto soluções, principalmente, a usuários que realizam trabalho na internet. O ponto forte desse serviço é a integração com o Facebook que, como mencionei no início do post, conta com um formulário de comentários para se comunicar tanto com os editores quanto com as pessoas que podem visualizar o documento.

 

Observação: Assim que eu entrei na página inicial percebi que havia um banner que redireciona o usuário a rede social da Microsoft, a tal da So.cl. No momento em que você clica no banner, uma nova guia é aberta te redirecionando a página inicial do So.cl. É possível ingressar na So.cl usando sua conta do Facebook ou seu Windows Live id.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

EA Desktop é o novo aplicativo para PC e abandonará nome “Origin”

Renomeado EA Desktop App, plataforma abre inscrições para beta A Electronic Arts …