A operadora de TV por assinatura SKY, anunciou sua entrada no segmento de banda larga com a oferta de conexão 4G no Brasil.

Inicialmente a oferta da empresa será restrita aos residentes de Brasília. A tecnologia utilizada será a TD-LTE (Time Division Duplex Long Term Evolution), também conhecida como 4G.

O acesso à internet 4G será feito por meio de um modem Wi-Fi e terá a opção de duas velocidades: 2 Mbps e 4 Mbps com valores mensais de R$ 79,90 e R$ 99,90, respectivamente.

Uma antena da SKY enviará sinal diretamente para o modem do usuário, que poderá conectar-se à rede 4G da empresa via Wi-Fi ou cabo Ethernet. Segundo a empresa, no momento não há intenção de fornecer internet móvel LTE, embora afirme que sua tecnologia seja compatível para tal.

Este é o primeiro serviço banda larga, lançado no Brasil e na América Latina, a utilizar esta tecnologia para um acesso sem fio à internet. A solução TD-LTE utilizada pela SKY será fornecida pela Nokia Siemens Networks.

A partir de 2012 a empresa irá ofertar o serviço para mais 12 cidades, onde possui autorização para operar serviços de comunicação de dados (SCM), na faixa de frequência 2,5GHz, entre elas estão Goiânia, Belo Horizonte, Vitória, Porto Velho, Bauru, Belém e Uberaba.

As licenças utilizadas são as da ITSA, operadora que a SKY comprou há 3 anos, e que possui acesso exclusivo a quase 200MHz de espectro contínuo nos mercados onde opera.

Atualmente a rede 4G no Brasil ainda aguarda o edital da Anatel, marcado para abril de 2012, para licitação da faixa de 2,5 gigahertz (GHz), voltada para os celulares de quarta geração (4G), e da faixa de 450 megahertz (MHz), que deve ser utilizada para levar internet banda larga via rádio às zonas rurais.

Fonte: http://info.abril.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Telegram testa chamadas de voz em grupo

Em breve, o Telegram permitirá chamadas de voz em grupos. O recurso está em testes na vers…