O Firefox pode ganhar, em breve, alterações expressivas no interface do utilizador. Pelo menos a julgar pelas imagens divulgadas esta semana por um dos designers responsáveis pelo desenvolvimento do browser da Mozilla.

Por enquanto as propostas – apresentadas por Stephen Horlander numa reunião interna da Mozilla e depois partilhadas online– ainda não passam de imagens de conceito, mas a recetividade a algumas das ideias pode vir a determinar a sua adoção em futuras versões do navegador.

A reunião, que segundo Stephen Horlander teve como objetivo discutir as propostas e “explorar diferentes direções no que respeita ao design” do browser, teve lugar a semana passada, pelo que os projetos mostrados se encontram ainda numa fase muito inicial e algumas das ideias podem nunca chegar a ser usadas, realça.

Novo interface em ambiente Mac. Créditos da imagem: Stephen Horlander

Entre as mudanças propostas, saltam à vista diferenças como a extinção da barra de pesquisas (com a funcionalidade a ser, provavelmente, assegurada pela barra de endereços URL), a possibilidade de recorrer à navegação na Web em modo de ecrã completo – fundindo uma versão reduzida da barra de endereços e os separadores abertos numa só barra, para deixar mais espaço à visualização dos conteúdos.

Modo Full Screen em ambiente Mac. Créditos da imagem: Stephen Horlander

As molduras dos separadores aparecem com os cantos arredondados, mas apenas nas janelas ativas. Os inativos apresentam-se com molduras pouco definidas, ajudando a identificar quais as janelas que o utilizador estava a usar.

Novo interface em ambiente Windows. Créditos da imagem: Stephen Horlander

Outras das mudanças incluem um novo menu de funcionalidades, com botões para tarefas comuns – como cortar, copiar, colar, abrir um novo separador – e ícones para extensões de novas aplicações. O [COBRA], antecipa ainda que o aspeto escolhido leva a crer que o menu foi concebido para ser touch friendly.

Créditos da imagem: Stephen Horlander

Créditos da imagem: Stephen Horlander
http://tek.sapo.pt/multimedia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Entregador da Amazon rouba um PlayStation 5 e é demitido pela empresa

Esse curioso caso aconteceu no Reino Unido A Amazon despediu um funcionário que …