Os entusiastas do “Modding” (ato de modificar jogos já prontos para criar coisas novas) já conhecem bem a Source SDK. Ela é o kit de desenvolvimento de softwares para a “engine” proprietária da Valve e responsável por games como Portal, Half-Life 2 e Left 4 Dead. Por ser intuitiva e simples de usar, a Source SDK faz bastante sucesso entre a comunidade modder e entre desenvolvedores em começo de carreira.

Ter acesso ao SDK da Source nunca foi muito difícil. Bastava comprar qualquer jogo que fizesse uso da tecnologia, como Half-Life 2, para ganhar acesso ao kit de desenvolvimento. Mas as regras estão prestes a mudar, graças à recente mudança que transformou Team Fortress 2 de um jogo apenas barato para um jogo totalmente gratuito. Levando em conta que TF2 é um dos jogos que usa a Source Engine, a Valve decidiu que nada seria mais justo do que disponibilizar o kit de desenvolvimento da tecnologia gratuitamente, também.

O site Rock Paper Shotgun foi o primeiro a descobrir a novidade. Parece que a iniciativa de tornar gratuita a licença para o SDK só foi tomada pela Valve porque um fã da plataforma enviou um email para Robin Walker, um desenvolvedor de Team Fortress 2, perguntando se comprar um item na loja virtual de TF2 seria o suficiente para liberar o kit de desenvolvimento para os jogadores. A resposta de Robin foi:

Seu email desencadeou um processo aqui que nos fez re-examinar essa situação, e nós decidimos simplesmente liberar o SDK para todos gratuitamente! Obrigado por nos ajudar a melhorar!

Ora, Valve, nós que agradecemos. E se você está ansioso para brincar com o SDK, fique de olho: em breve a Valve deve tornar o anúncio oficial. Enquanto isso, que tal ir dando uma estudada na documentação da Engine?

Rock Paper Shotgun

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Red Dead Online: multiplayer de RDR 2 ganha versão standalone por R$ 28 no lançamento

A Rockstar anunciou nessa semana que Red Dead Online, o componente multiplayer de Red Dead…