Crysis 2 desapareceu do Steam. Idem para Dragon Age II. Há uma guerra sendo travada entre a EA e a Valve  por conta da distribuição digital de jogos para PC, independentemente das esperanças de um acordo por parte da EA. Sim, parece que a empresa de Mass Effect  está tentando um acordo com a maior rede de distribuição digital degames.

A EA emitiu uma declaração em resposta à remoção de Dragon Age II do Steam, dizendo: “Na EA, oferecemos os nossos jogos e conteúdos para todos os principais serviços de download, incluindo GameStop, Amazon, Direct2Drive e Steam.”

“Infelizmente, o Steam adotou um conjunto de cláusulas de serviço restritivas que limitam as formas como os desenvolvedores interagem com os clientes para vender conteúdo para download. Nenhum outro serviço de download de jogos adotou essa prática. Consequentemente, alguns dos nossos jogos foram removidos do Steam. Esperamos chegar a um acordo para manter os nossos jogos na rede.”

Sério mesmo, EA? Porque agora ambas as partes estão com a imagem suja e os problemas que essa guerrinha particular está causando aos jogadores (você não pode fazer a compra antecipada de Battlefield 3 no Steam, por exemplo) não está fazendo ninguém pular de algeria.

O cerne (parte mais essencial) da questão é que ambas as partes querem ter controle absoluto. A Valve quer controle absoluto sobre os jogos que entram no Steam, inclusive exigindo participação nos lucros de DLC’s e conteúdos adicionais. A EA, obviamente e como sempre, também quer ter controle absoluto sobre seus jogos e produtos, e isso significa poder oferecer conteúdos para download dentro de seus jogos, onde todo o lucro fica bem longe das mãozinhas gordas de Gabe Newell.

 

Gabe Logan Newell: Diretor da Valve Corporation

Se o problema todo é controle e dinheiro (parece que todos os problemas do mundo são relacionados a uma dessas coisas), resolvam como adultos, de uma forma que não afete seus clientes. Nós só queremos a oportunidade de comprar e jogar games da Electronic Arts onde acharmos mais interessante.

>> [Dragon Age II sai do Steam, EA responde [IGN, em inglês]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…