Poucos dias depois da compilação 7955 do “Windows 8” vazar na web, chegou mais uma: agora a compilação 7959 x64 de servidor.

Divulgações foram postadas o Beta Archive, como de costume. Ela é dada como sendo o Milestone 3 da versão de servidor do Windows 8. Há vários screenshots aqui. Os dados, segundo post no Beta Archive:

Microsoft Windows 8 (”Windows 8” 6.2.7959.0) (Enterprise) (m3)
ISO Size: 2.87GB (3,229,550,592 bytes)
ISO MD5: 99375D7782027CBF2E70F5D0F8648406



Uma coisa no mínimo interessante: muita gente desconfia desses vazamentos mas eles podem ser bem reais. Tal desconfiança não é para menos: sempre tem os “espertinhos” que querem enganar os ansiosos por novidades. A coisa interessante é que a Microsoft pediu para tirar os vídeos do 7955 do YouTube, divulgados anteriormente. A mensagem no YT alega violação de direitos autorais. Bom, se fossem fake, não teria problema né?

Falando em vídeo, um recente dessa compilação de servidor mal foi postado e já foi excluído do site.

Segundo vários usuários a compilação 7959 não roda no VMware, mas há screenshots dela no VirtualBox. E uma outra deve aparecer em breve, 7971.

Todas estas são versões “antigas”, de alguns meses ou várias semanas atrás, provavelmente divulgadas apenas para parceiros da MS. Ah, vale sempre repetir, “Windows 8” não é um nome oficial, é apenas como o pessoal anda chamando o sucessor do 7.

Segundo o pessoal do Beta Archive, fórum especializado em versões betas (não só do Windows), a compilação 7955 da próxima versão do Windows vazou e foi publicada no servidor FTP deles. Por lá o acesso é restrito aos membros com grandes participações, mas parece que já está em sites de torrent também.

Aparentemente esta é uma compilação anterior ao milestone 3, que em teoria foi divulgado para alguns parceiros da MS há algum tempo.

Prévia da próxima versão do Windows, chamada informalmente de Windows 8

Entre os recursos que podem ser vistos nela estão a interface Ribbon, pasta de aplicativos funcional (diferente do build 7850) e nova versão do DWM, o gerenciador gráfico das janelas do Windows, responsável por coisas como a interface Aero.

Alguns recursos não funcionam diretamente nessa compilação 7955, como webcam, nova tela de login, o novo gerenciador de tarefas, leitor de PDFs e o “Immersive Browser”. Estes requerem o “Red Pill”, apelido dado para o terceiro milestone, que está difícil de dar as caras nos sites de torrent.

Um vídeo recente mostra algumas mudanças no uso de toques, útil para tablets e eventualmente monitores de toque, que não são populares.

Essas leves mudanças não parecem tão significativas a princípio, mas podem tornar a experiência do Windows em tablets bem melhor do que com o atual Windows 7.

A navegação imersiva aparentemente será uma nova interface para o navegador, não se sabe ainda se será aplicada nos desktops ou apenas nos tablets. Ela é bem minimalista, apenas com botões básicos mesmo: voltar, avançar, barra de endereços, recarregar e favoritos.

Immersive Browser

Como se vê, tem mais cara de um navegador “mobile” pegando embalo no estilo do Windows Phone, provavelmente para aproveitar melhor o espaço das telas nos tablets.

Outra coisa revelada com mais detalhes foi o History Vault, um sistema de backup que facilitará a restauração de arquivos e pastas individuais.

History Vault

Um outro vídeo recente da compilação 7955 mostra a tela de configurações iniciais (OOBE) a interface Metro UI.

Olhando por cima a Metro UI parece ser bem mais simples do que o Aero, usando componentes mais planos em vez de tridimensionais. Provavelmente será melhor para tablets mesmo.

A ansiedade de muitos é grande, mas vale a pena tomar cuidado antes de acreditar totalmente nessas divulgações. As imagens ISO vazadas provavelmente gerarão muitos novos vídeos e screenshots em breve, assim dará para ter mais certeza. Afinal sempre tem um ou outro que cria algumas coisas para enganar, se aproveitando da situação, como naquele caso da app store do Windows.

Faltam vários e vários meses para o Windows 8 chegar. Ah, por fim, lembre sempre que a Microsoft nunca se referiu ao sucessor do 7 como “Windows 8”, esse nome é um mero “apelido” que a comunidade deu, visto que nenhum nome ofiical foi divulgado ainda.

O servidor FTP do Beta Archive é restrito a membros com reputação, mas aparentemente já tem cópias em sites de torrents, não seria difícil achar com as palavras certas.

http://www.hardware.com.br/noticias/2011-05/windows8-7959-vazado.html

Um comentário

  1. [COBRA] PANDA

    30 de maio de 2011 em 12:15

    kabanna deve ter ele já no PC.kkkkkkkkkkk

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…