Investidores da artes eletrônicos tinham muito para festejar quarta-feira à tarde no lucro da empresa.(“A EA está construindo seu negócio digital em um único caminho a EA pode, com as principais marcas com bom desempenho multi-plataforma de celular, para o desenvolvimento social para o console”, disse o CEO da EA, John Riccitiello, em um comunicado.)

Não só foram as receitas e lucros por ação maior que o esperado, mas CEO John Riccitiello declarou também uma mudança para uma postura mais agressiva em várias frentes.

Acionistas, que tem preso com a empresa através de seu processo de reconstrução muito tempo, podem ter suspirou com alívio, mas é ainda um pouco cedo para declarar ‘está tudo bem’ em EA. O próximo ano fiscal poderia ser fundamental na determinação do curso futuro da editora.

Enquanto há uma abundância de profissionais trabalhando em favor da EA, tem alguns obstáculos para limpar também. E com a declaração do Riccitiello que “Nós estamos mudando a ofensa e jogadas em execução, nenhuma outra empresa pode”, é essencial que a empresa barril através desses obstáculos ou a confiança dos investidores pode vacilar.

Vamos olhar para os profissionais do primeiro: para além da retórica cheerleading que é comum em qualquer chamada de ganhos, EA delineada uma atenção renovada agressiva em recuperar o título da editora top videogame. Que será feito, diz, concentrando-se em seu portfólio rico e profundo dos jogos, empurrando difícil recrutar talentos top indústria e por um salto de fé em distribuição digital.

Guerras multi-front nem sempre funcionam bem, mas a EA tem visto alguns êxitos significativos de atraso. As receitas provenientes da renda digital subiram 46 por cento em 2011 fiscal 833 milhões de dólares. DLC e microtransações são a área mais cresce (a partir de uma base de porcentagem), subindo de 200% no trimestre finda versus um ano atrás.

Enquanto isso, na frente móvel, EA tomou em 242 milhões de dólares em 2011 fiscal e é a editora jogo líder no iPhone da Apple e do iPad, comandando entre um quarto e um-terceiro dos 20 maior bilheteria jogos, de acordo com BMO Capital Markets.

É esse o tipo de coisas que os investidores querem ouvir- mas em termos de distribuição digital pure-play, EA está por trás do pack. Vapor tem uma vantagem comandando do mundo do PC. GameStop, um parceiro crítico da EA, está pulando para a área com a aquisição do impulso da Stardock. Mesmo Activision-Blizzard tem um ponto de partida, via Battle.net.

Na arena social, EA poderá enfrentar problemas também. Disney é fazer jogos para o Facebook e outro social networks seu foco principal nestes dias – e a partida de COO John Schappert para Zynga foi um poderoso golpe (embora um, curiosamente, que não há investidores perguntaram sobre na quarta-feira da chamada).

Push da empresa para novos talentos é bem-vinda, especialmente depois de aparar sua força de trabalho tão drasticamente nos últimos anos. Tornar pública de um anúncio tende a indicar algo mais do que apenas nível médios codificadores, demasiado. Se EA foi simplesmente olhando para reconstruir sua testing desenvolvedor como ele rampas acima, ele certamente poderia ter feito isso silenciosamente.

Que vai lançar um jogo de adivinhação sobre quem está vindo à bordo – ou quem está trazendo a salada cole para churrasco da JR neste verão. Se nós ainda estamos olhando para esse grande nome em um ano, ele poderia ser visto como uma decepção – e talvez um revés.

Do ponto de vista de catálogo, EA tem uma das suas formações de vulto mais fortes nos anos. Em jogo 3 e Star Wars: The Old Republic estar a ser dois dos maiores títulos a empresa colocou fora. Ambos enfrentam forte concorrência da Activision, mas no caso de campo de batalha 3 vs. Modern Warfare 3, a luta parece para ser muito mais justo do que o freio pisoteando Call of Duty: Black Ops deu para a reinicialização de Medal of Honor em 2010.

Embora seja possível que o MMO de Star Wars poderia escorregar deste ano calendário, é pouco provável. EA coberto um pouco sobre sua chamada, mas também elogiado seu registro de entrega para o ano passado, notando que não há jogos tinham perdido sua data de envio. Com massa efeito 3 sendo empurrado para trás, é uma aposta Presidente EA Games Frank Gibeau será pastor isso para um lançamento de queda segura.

Maddendo vai sofrer se continua o bloqueio da NFL, claro. E a falta de um jogo da NBA permite Take-Two estender sua liderança nesta categoria, talvez até um ponto onde é impossível alcançar rapidamente. Mas com outros títulos fortes de cerveja, incluindo um novo, sem nome shooter para 2013 fiscal, nem vai ser fatal.

Naturalmente, um comentário de Riccitiello destacou o resto: “nos próximos anos, nós transformará EA de uma companhia de mercadorias embaladas para uma empresa de entretenimento digital totalmente integrado. Nós estamos transformando EA para um modelo de jogos-como-um-serviço.”

Lembre-se de retórica que eu mencionei? Aí está. Com certeza a EA está olhando para ficar longe de discos. Que ajuda as margens. Mas então é cada editor. E eles estão todos indo para fazê-lo mais ou menos ao mesmo ritmo. O qualificador “nos próximos anos” dá EA muita flexibilidade – e você pode ter certeza que irá tirar partido disso. A empresa está longe perto de abandono do tijolo e argamassa.

No meio de toda esta perturbação, EA define algumas estimativas muito conservadoras para o ano que vem. A longo prazo, que é a coisa mais inteligente que a empresa fez quarta-feira. Porque quando você fala grande e perca seus números, os investidores (que já estão frustrados com retornos mínimos durante os últimos anos) movem de irritado para furioso. E é aí que cabeças começam a rolar.

Opnião: www.gamasutra.com [em ingles] desculpe a tradução automatica

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