Muitas empresas já tentaram dar um jeito na pirataria com proteções cada vez mais elaboradas, como DRM, que muitas vezes acabam por afetar o usuário comum que pagou pelo jogo também, criando um grande desconforto. Mas bastou um pouco de criatividade por parte do criador do jogo Garry’s Mod para fazer com que os piratas andassem na prancha por conta própria.
Garry's Mod (Foto: Divulgação)

Ao invés de criar uma complicada proteção que bloqueasse imediatamente o jogo pirata e fizesse o jogador procurar alguma solução rápida para burlá-la pela internet, Garry Newman, criador do título, fez algo mais simples, não deixou que os pernas de pau percebessem que alguém lhes passou a perna.
Ao tentar rodar o jogo obtido ilegalmente, ele demonstrará uma mensagem de erro, aparentemente técnica: “Unable to shade polygon normals”, algo que parece referente aos efeitos de Pixel Shader aplicados aos modelos 3D. Mal sabem os piratas que essa mensagem de erro só está aparecendo para eles.

Vários dos piratas visitaram o Fórum oficial do Steam da Valve, responsável pela distribuição do produto, reclamando que este erro os impossibilitava de jogar. Não só isso, elas informavam o número do erro, sem saber que estavam na verdade dando suas exatas coordenadas, seu número de identificação no Steam, sendo assim banidos.

Garry’s Mod é uma espécie de sandbox de física rodando sobre a Source Engine da Valve, requisitando que o usuário tenha algum jogo como Counter-Strike: Source, Half-Life 2 ou Day of Defeat: Source. No “jogo” você não tem realmente um objetivo, podendo unir objetos que se comportam de acordo com a física e podem ser combinados para criar qualquer tipo de mecanismo que você quiser.
Seu criador, Garry Newman comentou sobre a escolha da proteção e seu alcance: “É o mais simples e estúpido DRM possível, um telefone pra casa. Não é infalível. Você poderia decifrá-lo com o Bloco de Notas. Ou desconectando da internet. O objetivo não é torná-lo indecifrável – rir [dos piratas] é”.

Sem comentários

  1. [COBRA] PORCO-ARANHA

    18 de abril de 2011 em 00:48

    nossa, vai ser malandro assim na pqp, os caras da valve devem ta tudo com cara de troll falando umad pros piratas

    Resposta

  2. [COBRA] KABANNA

    18 de abril de 2011 em 07:27

    pirataria ta cada vez mais complicada
    O.B.S.: cade a fonte da materia kampas?

    Resposta

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

YouTube lança plataforma de vídeos curtos para competir com TikTok

Em fase de testes, YouTube Shorts está disponível somente para usuários de Android na Índi…