Oi irá testar rede 4G em julho no Brasil
Loja da Oi em São Paulo: redes 4G na mira
A operadora Oi anunciou, hoje, em São Paulo que iniciará testes de redes de quarta geração no Brasil ainda no primeiro semestre deste ano.

De acordo com a tele nacional, os testes usarão redes móveis do tipo LTE (Long Term Evolution), uma evolução das atuais redes 3G. Atualmente, a Oi fornece serviços 3G que podem atingir até 7 Mbps.

Embora não tenha divulgado como funcionará sua rede 4G no Brasil, conexões com tecnologia LTE são capazes de oferecer conexões móveis de até 30 Mbps em países que já a adotam, como Estados Unidos e Japão.

Para montar suas primeiras redes 4G no Brasil, a Oi convidou quatro fabricantes internacionais de hardware, a Alcatel-Lucent, Nokia, Huawei e ZTE.

A experiência da Oi é interpretada por especialistas em telecom como uma forma da operadora credenciar-se para disputar os leilões de freqüência 2,5 GHz, que a Anatel deve realizar ainda este ano. Este leilão deverá liberar faixas para que as primeiras teles nacionais ofereçam redes móveis de alta velocidade.

O objetivo da agência reguladora é que as teles privadas tenham serviços estáveis de 4G em funcionamento ate 2014, ano da Copa do Mundo do Brasil. O grande fluxo de turistas para as sedes da Copa e o trabalho do staff de organização e cobertura jornalística da competição devem impulsionar o tráfego de dados em redes móveis no período.

A Oi, no entanto, ainda não divulgou as cidades onde os testes serão feitos, pois aguarda um estudo que irá identificar os locais onde não haverá problemas de interferência com serviços de TV paga via rádio (MMDS), que atualmente utilizam a freqüência de 2,5 GHz.

Apesar do desejo das teles e da Anatel de ter redes 4G estáveis em funcionamento até 2014, ainda há muitos problemas nas atuais redes 3G. De acordo com entidades de defesa dos consumidores, como Proteste e Procon-SP, os serviços de redes 3G são líderes de queixas dos consumidores.

Entre as principais reclamações estão o alto custo das conexões, falhas e intermitências nos tráfego de dados e indisponibilidade de rede 3G em muitas áreas do país.

Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Novo iPhone pode ser lançado dia 13 de outubro, sugerem fontes.

A Apple pode estar próxima de lançar o novo iPhone 12 no dia 13 de outubro. A informação é…