Desde o começo de janeiro, pouco tempo depois de ter sido descoberta a falha de segurança que permitiu o destravamento do PS3, a Sony vem combatendo os hackers. O fruto mais recente dessa batalha veio nessa quinta (10) quando o hacker Kakaroto disse que o sistema estava mais seguro agora. Mas nesse meio tempo, parece que há inocentes sofrendo mais que os piratas.

Isso por causa de uma das atualizações de firmware que a empresa lançou para tentar impedir o avanço dos hackers e que, como efeito colateral, impedia a troca do disco rígido do console. Ao tentar colocar o novo HD, e instalar o sistema, o console dizia que o arquivo estava corrompido e fica inutilizado. Para voltar a jogar, só voltando para o disco antigo.

Logo a Sony reconheceu o erro e lançou uma outra atualização (3.56v2), o que em parte solucionou e em parte piorou o problema. Quem levanta a bola é o leitor Jefferson Matos, que perdeu seu PS3 com dois meses de uso por causa desse novo bug.

Segundo informações dele, de outros leitores do Kotaku BR, dos fóruns da Sony europeia e de comunidades do Facebook, jogadores que fizeram o backup e formataram suas HDs originais ficaram em um beco sem saída, sem conseguir jogar nem com a velha nem com a nova, o que os jogadores têm atribuído a um descaso por parte da Sony. Diz Jefferson:

Essa segunda versão de firmware foi lançada na calada, não foi anunciada e era um update opcional. Essa versão só corrige o problema de quem possui o HDD original funcional e que possa acessar a XMB (…) pois o update só pode ser feito através do menu disponível no XMB. Caso tentar (sic) realizar o ‘modo recovery’ ou instalar um novo HDD são apresentados os erros 8002F225, 8002F2B5 ou 8002F2C5.

Segundo nosso leitor, quem não tiver o disco rígido original com o sistema instalado, ou tiver formatado, ou ter o azar de sofrer com uma falta de energia que o danifique, fica sem poder acessar o PlayStation 3, já que ele não reconhece a HD e nem a atualização de firmware, a qual o console pede que seja inserida via pen drive. O problema é ilustrado no vídeo abaixo.


Aparentemente a atualização do firmware 3.60 disponibilizada essa semana não corrigiu o problema que, dizem os usuários, afeta todos os consoles e não só aqueles que têm o Jailbreak instalado. A Sony não se pronunciou oficialmente com relação à esse novo bug. A página de reclamações no fórum da SCEE já tem 131 páginas e mais de 1.300 mensagens

Outro leitor, Jean Felipe, tentou medidas mais drásticas.

Eu ja fiz de tudo, ja cheguei até abrir meu console PS3 e desmontar tudo….mas tudo mesmo estava tentando achar alguma placa de memória para ver se eu conseguiria zerar a mesma…mas sem sucesso….

Jean informa que o modelo do seu PlayStation 3 é CECHL01, o que significa que o problema atinge tanto os modelos Slim quanto os antigos.

E você, dono de PS3, está tendo problemas?  Conhece alguma solução mirabolante? A equipe do Koraku BR entrou em contato com a Sony Brasil para saber qual a recomendação oficial nesse caso e estamos aguardando um retorno.

Fonte:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

TV 8K da Sony ‘ideal para PS5’ chega ao Brasil com 75″ e preço de carro

Modelo já está disponível para comprar no site oficial da marca A Sony começa a vender a n…