Steve Ballmer em palestra no World Mobile Congress em Barcelona (Foto: Manu Fernandez/AP)
Steve Ballmer em palestra no World Mobile
Congress em Barcelona

O Windows Phone 7, sistema operacional para telefones celulares lançado em 2010, vai ganhar uma atualização em março de 2011 para corrigir sua principal deficiência. O presidente da Microsoft anunciou que o software será capaz de rodar mais de um programa ao mesmo tempo. Até agora, o WP7 não era multitarefas, diferentemente de seus principais concorrentes, o Android, do Google, e o iOS, da Apple.

Em apresentação realizada durante o Mobile World Congress, feira de tecnologia móvel realizada em Barcelona, Ballmer anunciou ainda a criação de uma versão do Internet Explorer 9 para o Windows Phone 7, a integração da linha de mensagens do Twitter à tela principal dos aparelhos dotados do sistema operacional, e a disponibilização de 25 GB do drive virtual Skydrive para casa usuário armazenar seus documentos na nuvem.

O aparelho também passará a se integrar ao Kinect, sistema que usa o movimentos do corpo do usuário como controle para jogos no videogame Xbox. A “parceria” com o novo periférico, criado pelo brasileiro Alex Kipman, foi demonstrada pelo vice-presidente da divisão de telefones celulares da Microsoft, Joe Belfiore, quase ao final do evento.

Belfiore chegou a soltar a frase “só mais uma coisa”, consagrada pelo concorrente Steve Jobs, da Apple, o que provocou risos entre alguns funcionários da Microsoft que acompanhavam a apresentação.

“Ainda estamos numa fase bastante inicial, mas acreditamos que é possível usar o Windows Phone 7 como um aditivo à diversão com o Kinect e o Xbox 360”, afirmou. Na demonstração, o jogador tentava, com o movimento do corpo, rebater bolas na tela que eram controladas por outro usuário no telefone celular.

Belfiore comentou também sobre as dificuldades na implementação de um sistema multitarefa no celular, função que a Apple, por exemplo, precisou de 3 anos para implementar no iPhone. “Economizar bateria é um desafio. E fazer com que o consumidor consiga trocar de tarefa sem dificuldade, também”, disse.

Segundo Belfiore, a equipe responsável pelo desenvolvimento do WP7 conseguiu criar regras específicas para manter apenas o que é necessário de um programa funcionando no fundo, enquanto o usuário lida com outra tarefa. Para resolver o problema da navegação, ao comando do usuário o telefone mostra uma reprodução da tela de cada tarefa.

Outra novidade é a chegada do Internet Explorer 9 aos portáteis. O navegador, apresentado oficialmente no ano passado para PCs, mas ainda em fase final de testes, é capaz de exibir páginas da internet criadas com o novo padrão HTML 5. Com o HTML 5, os sites poderão usar o poder de processamento da máquina – seja ela um PC, um tablet ou um telefone celular – para exibir vídeos, animações e gráficos interativos.

Parceria com a Nokia
Ballmer voltou a comentar a parceria com a Nokia, que anunciou na sexta-feira (11) que vai passar a utilizar o sistema operacional da Microsoft em seus telefones celulares. “A Nokia tem uma capacidade fenomenal de fabricar celulares únicos. Seja no design, seja na qualidade das câmeras, seja na distribuição, não importa: tenho certeza que eles vão fazer um Windows Phone muito bom”, afirmou Ballmer.

Stephen Elop, ex-diretor da Microsoft e atual presidente da Nokia, também participou do evento. “Acho que vocês já ouviram falar de nossa parceria. Ela foi comentada um pouco nos últimos dias”, brincou.

Fonte: G1.globo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Acer apresenta seis novos monitores gamer com alta taxa de atualização

A Acer apresentou seis novos monitores com foco em games. Isso quer dizer que eles chegam …