Um fiel escudeiro de campo

O paradigma dos computadores pessoais sempre está em evolução, e de tempos em tempos algumas tendências se solidificam e nos possibilitam expandir a forma com a qual interagimos com a tecnologia. O Galaxy Tab é um bom exemplo disto. Este tablet da Samsung roda Android, tem um ótimo desempenho e é um excelente companheiro para quem trabalha e precisa estar sempre conectado na internet.

Existem outras boas opções no mercado, inclusive na mesma categoria, e as comparações são inevitáveis, especialmente com o iPad. Podemos perceber o diferencial dele em seu tamanho, que garante mobilidade e nos seus acessórios, que atualmente o destacam da concorrência.

Este tablet vai ser muito útil para aqueles usuários intensos que mesmo estando em uma estação de trabalho podem utilizá-lo como assistente pessoal, especialmente no mercado corporativo, que culturalmente tem o hábito de limitar o que você pode fazer em seus aparelhos.


samsung tab
Samsung Galaxy Tab

Design

Seu design é solido e arrojado, seguindo os padrões atuais de acabamento reto nas laterais e com um fundo em plástico branco. Ele vem com uma capa protetora que se assemelha a um livro onde o tablet se encaixa e que pode servir como suporte.

Tela

A sua tela usa a tecnologia TFT com resolução de 1024 X 600 em 7” com aproximadamente 170 pixels por polegada e um tamanho de pixel de 0,06 milímetros. Embora Galaxy Tab venha configurado no modo de economia da bateria, você pode ajustar manualmente a configuração de exibição da tela para tirar o máximo do que ela pode oferecer, ou seja, uma exibição brilhante com um excelente contraste.

Desempenho

O processador da versão brasileira com 1,2 GHz é superior aos modelos disponíveis lá fora. O Galaxy Tab conta com 512 MB de RAM, o que faz que o dispositivo seja bem ágil, o que é ótimo, já que o Android aproveita o processamento de tarefas em paralelo em toda a sua capacidade.

Armazenamento

O sistema operacional reside no cartão interno de 16 GB, e você tem 12 GB de espaço disponível para usar. Para aqueles que capturam seus momentos, vídeo e fotos, ou até mesmo para quem gosta de levar consigo grande parte de sua coleção de músicas é importante que tenham opção de aumentar essa capacidade, e isto é possível através de um slot externo para cartões miniSD com capacidade máxima de 32 GB.

Facilidade de Uso

O sistema operacional é o Android, um dos líderes do mercado móvel, e sua versão 2.2 é ao mesmo tempo poderosa e bem simples de usar. Toda a operação é orientada ao toque e a sensibilidade da tela é boa. Através do Android Market você pode escolher entre milhares de aplicativos nas mais diversas categorias, muitos deles de graça. Entre os aplicativos que já vêm instalados se destaca um editor/visualizador de arquivos como editores de texto, planilhas eletrônicas e documentos digitais (PDF).

samsung galaxy
Samsung Galaxy Tab

Teclado

Para facilitar a digitação, ele conta com a tecnologia Swype, na qual você simplesmente arrasta o dedo em cima das letras, tirando ao finalizar a palavra. Esta tecnologia tem suporte a múltiplas línguas e funciona muito bem, especialmente em aparelhos menores. No caso do Galaxy Tab, o Swype funciona melhor no formato retrato, mas no formato paisagem, o recurso perde um pouco o sentido, aí fica mais fácil digitar tradicionalmente. Sempre que você digita uma letra, o tablet responde com uma pequena vibração, o que facilita bastante o processo.

Acessórios e recursos

O Tab também funciona como celular para fazer e receber ligações, e ainda conta com GPS, TV digital e analógica, DNLA, câmera de vídeo e fotos, fone de ouvido Bluetooth e slot para cartão de memória SD externo. Vamos falar um pouco mais desses recursos:

TV – O tablet pode sintonizar transmissões digitais e analógicas, o que possibilita assistir a programas mesmo em áreas onde o sinal digital é fraco ou inexistente. Se a recepção é digital você tem a funcionalidade de PVR (Personal Video Recorder) e pode gravar um programa que está passando ou até mesmo agendar a gravação de um programa na grade digital.

DNLA – Galaxy Tab pode exibir conteúdo em produtos compatíveis com o DNLA como televisores, computadores e consoles de jogos, usando a rede Wi-Fi. Para quem não conhece esse recurso, saiba que Digital Living Network Alliance (DNLA) é uma organização que tem com objetivo padronizar e simplificar o compartilhamento de vídeo, fotos e música para os usuários.

GPS – O Galaxy Tab conta com GPS com assistência da telefonia celular, acelerando o processo de sincronização com os satélites onde a há recepção de telefonia móvel. Ele também vem com um programa de navegação do Google (ainda em Beta) que supera até mesmo muitos aplicativos pagos. Entre suas funcionalidades está a exibição da intensidade do tráfego que mostra as áreas de acordo com seu fluxo em uma cor respectiva: vermelho para intenso, amarelo para médio e verde para leve.

Celular – Embora o aparelho não tenha o tamanho ideal para ser usado como um celular comum, onde o usuário precisa levá-lo ao seu ouvido, ele possui viva-voz e também vem com um fone de ouvido Bluetooth. Todos os seus contatos são sincronizados automaticamente com a sua conta da Google, o que é uma segurança no caso de perda do aparelho.

Leia sobre Ipad 3g

Fonte:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Leia também

PCs gamers são banidos de cinco estados dos EUA por consumir muita energia

Os PCs gamers da empresa da empresa Alienware, uma subsidiária da Dell focada em computado…