Jogos de tênis hoje podem ser muito mais interessantes com a função de movimentos que os controles atuais têm. Com Kinect, do Xbox 360, e o Move, do Playstation 3, a jogabilidade de games deste esporte podem se tornar mais interessantes. Claro que o mercado já teve uma experiência não muito satisfatória com Top Spin 4, mas agora há outro título que promete muito mais, Virtua Tennis 4.

Virtua Tennis 4

Como jogar se movimentando?

A Sega abraçou a causa do sensor de movimento para a sua última edição da série Virtua Tennis. A desenvolvedora programou um novo sistema de movimentos automáticos para o jogador virtual na quadra, cuja alternativa foi designada para fazer os movimentos do jogador fluírem melhor, mesmo se os braços não são tão ágeis quanto os dos profissionais. Há também o suporte do Move, que facilita a captura de movimentos, além do efeito 3D que o Playstation 3 oferece.

Virtua tennis 4 (Foto: Divulgação)
Virtua Tennis 4

A disputa no multiplayer off-line na versão compatível com o Kinect é bem interessante. Depois de escolher o avatar e um nome dos famosos do mundo do tênis – Rafael Nada, Roger Federer e Maria Sharapova -, há vários tipos de partidas a serem escolhidas, entre elas a ‘um-a-um’. Em uma partida de dois jogadores, a tela é dividida ao meio verticalmente, correspondendo a como o Kinect vê cada jogador. Jogar no Kinect é simples: basta colocar o braço estendido no ar e balançá-lo como se estivesse praticando o esporte.

Para facilitar a jogada da bola, a câmera alterna entre pontos de vista de primeira e terceira pessoa. Quando se está movendo pela quadra ou quando você vê a sua bola passando para o outro lado, o avatar é visto em terceira pessoa; mas quando a bola retorna a ele, a visão é trocada para primeira pessoa. No começo essa troca de visões desorienta um pouco, por isso a curva de aprendizagem para retornar a bola é bem acentuada.

Virtua tennis 4 (Foto: Divulgação)

Modificar a força de acertar a bola é tão simples quando mudar o balançar os braços, ou mexer o corpo um pouco mais, ou modificar a posição do braço. Movimentos mais rápidos no braço resultam em movimentos mais rápidos no jogo, e arrumar o ângulo do braço resulta na direção da bola lançada. Claro, essa experiência requer muita prática para sair do jeito que se quer, por isso é uma experiência mais frustrante que prazerosa. Usando o Move a experiência é basicamente a mesma, apenas o controle Navigation é usado para mover o avatar pela quadra.

Usar os movimentos, para este tipo de jogo parece mais natural do que apertar botões, mas mesmo com o Kinect e com o Move é mais difícil fazer movimentos em que a precisão era mais necessária que a própria força ou ângulo. Com a prática, as pessoas se tornam mais habilidosas, embora esse jogo precise também de uma área ampla para jogar, muito maior do que o quarto ou uma sala apertada. Virtua Tennis 4 será lançado no meio do ano para Playstation 3, Xbox 360 e Wii.

http://www.youtube.com/watch?v=D9ypn90BI08&feature=player_embedded

 

Fonte:

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Centauro concluicompra da Nike; CEO fala em ‘novas verticais’

O Grupo SBF — controlador da Centauro — concluiu a compra da operação da Nike no Brasil pa…