Em uma nova entrevista, o aclamado diretor Francis Ford Coppola adotou uma posição radical sobre a discussão em torno dos downloads, direitos autorais e arte: talvez os estudantes que baixam filmes e música estejam certos, ele diz. Talvez os artistas não devam ser pagos.

Coppola, diretor de Apocalypse Now e da trilogia O Poderoso Chefão, além de vários outros filmes que fizeram grande sucesso entre críticos e público, agora ganha (muito) dinheiro investindo em vinho, que o garantiu uma independência econômica que muitos outros grandes diretores ainda têm dificuldades de conseguir. Ele também é tio de Nicolas Cage. E um aliado inesperado dos baixadores de conteúdo digital. Eis suas palavras ditas ao The 99 Percent:


Nós precisamos ser espertos nesses assuntos. É preciso lembrar que há míseros cem anos, e olhe lá, os artistas trabalham com dinheiro. Artistas nunca tiveram dinheiro. Artistas tinham um patrono, seja ele o líder do estado ou o duque de algum lugar, ou a igreja, ou o papa. Ou eles tinham outro emprego. Eu tenho outro emprego. Eu faço filmes. Ninguém me diz o que eu tenho que fazer. Mas eu faço meu dinheiro na indústria do vinho. É ter um outro emprego e acordar às cinco da manhã para escrever seu roteiro.

Essa ideia de que o Metallica ou qualquer outro cantor de rock tem de ser rico é algo que não necessariamente vai acontecer daqui para frente. Porque, como estamos entrando em uma nova era, talvez a arte seja gratuita. Talvez os estudantes estejam certos. Eles devem ter o direito de baixar músicas e filmes. Eu vou levar um tiro por dizer isso. Mas quem disse que a arte custa dinheiro? E, portanto, quem disse que os artistas têm que ganhar dinheiro?

Nos velhos tempos, há 200 anos, se você fosse um compositor, o único jeito de ganhar dinheiro era viajando com a orquestra e sendo o condutor, para assim ser pago como um músico. Não havia registros. Não existiam royalties de registros. Então eu diria: “tente desconectar a ideia de cinema com a ideia de ganhar a vida e dinheiro”. Porque há soluções ao redor disso.

Pode ser algo fácil para se dizer se você for Francis Ford Coppola, que já obteve enorme sucesso dentro e fora dos padrões de Hollywood, mas é ótimo e revigorante ver um artista tão respeitado respondendo perguntas polêmicas sem medo. Aguardamos ansiosamente que ele sente ao lado daquele fanfarrão do Metallica num jantar qualquer.

[The 99 Percent via Kottke]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Battlefield V: Update 4.4 será lançado após a Gamescom 2019

Alguns já estão se perguntando quando a próxima atualização do Battlefield 5 chegará, já q…