O smartphone que a Apple deveria ter feito desde o início

Depois de revolucionar a telefonia móvel em 2007, a Apple conseguiu inovar ainda mais ao produzir um produto que rebate todas as críticas que seus antecessores receberam. Algumas características do iPhone 4, como a tela de 326 PPI, não são encontrados em nenhum outro smartphone da atualidade e fazem com que esse celular tenha uma das melhores relações de custo/benefício do mercado.

Tela

Aproveitando que tocamos no assunto, a tela do iPhone 4, apelidada de Retina Display, proporciona uma resolução de 960×640 pixels nas mesmas 3.5 polegadas dos modelos anteriores. Com tanta resolução em tão pouco espaço, fica praticamente impossível detectar a olho nú os pontos que compõem a imagem na tela.

Além dos 326 pixels por polegada, a tela do iPhone 4 possui uma outra característica que a torna imbatível: sua taxa de contraste de 800:1. Isso proporciona um altíssimo nível nos detalhes entre as cores, tornando o aparelho uma excelente plataforma para assistir vídeos em 720p.

Por último, existe uma outra característica por trás da tela do iPhone 4: o IPS (in-plane switching). Com essa tecnologia você poderá visualizar o conteúdo o display do aparelho em qualquer ângulo, sem perder o brilho ou a cor.

iPhone 4
iPhone 4

Design

Se entre o iPhone 3G e 3GS tivemos poucas mudanças no design, o iPhone 4 veio com uma completa revolução. Dessa vez a Apple inovou ao oferecer um aparelho completamente revestido de vidro e aço inoxidável. Essas características deram a ele um ar moderno e ao mesmo tempo sóbrio.

Ao pegar em um iPhone 4 pela primeira vez, uma das coisas que mais chamam a atenção são os seus 9,3 mm de espessura. Segundo o próprio Steve Jobs, a equipe de engenharia que trabalhou no projeto realizou uma grande proeza ao desenhar a parte interna do aparelho. Eles conseguiram criar o smartphone mais fino do mundo.

Outro ponto que merece ser destacado é que diferentemente dos modelos anteriores, o iPhone 4 não possui os cantos arredondados. Essa característica evita que o celular fique “sambando” quando apoiado em uma superfície.

iPhone 4
Dock do iPhone 4

Hardware

Além das inovações estéticas, o iPhone 4 também passou por uma grande transformação de hardware. Para começar, a Apple adotou um novo modelo de processador: o chip A4 – os mesmos utilizados no iPad – com um clock de aproximadamente 1GHz. Como se isso já não fosse o bastante, o iPhone 4 possui 512 MB de memória RAM, duas vezes mais que o 3GS.

Outro item que também foi atualizado nessa nova versão foi a bateria, que em nossos testes excedeu as nossas expectativas. Aliado ao baixo consumo de energia que o chip A4 proporciona, a bateria do iPhone 4 sobrevive facilmente por 24 horas de uso intenso, como navegação na internet, reprodução de vídeos e execução de jogos.

No quesito armazenamento, não tivemos muitas surpresas. Sem espaço para slot externo de memória, continuamos presos aos 16GB e 32GB, já disponíveis na geração anterior. Esperávamos uma versão de 64GB, capaz de armazenar mais vídeos em HD e aplicativos, mas pelo visto ficará para o lançamento do próximo ano.

Uma questão que está gerando muitas dúvidas entre os que pretendem comprar o iPhone 4 é o problema de recepção da antena. Como agora ela está localizada na parte externa do celular, algumas pessoas observaram que ao segurar o gadget com muita força, o nível de sinal cai drasticamente. O bug é conhecido como antennagate e já foi comprovado por múltiplas fontes, mas não chega a prejudicar a utilização do aparelho.

iPhone 4
Cãmera traseira do iPhone 4

Câmeras

A nova câmera traseira disponível no iPhone 4 é realmente surpreendente. Além dos 5 megapixels e do já conhecido autofoco, temos um poderoso flash de led que proporciona excelentes fotos no escuro. Com a chegada do iOS 4.0, o iPhone 4 ganhou mais uma poderosa funcionalidade: fotos em HDR , que rendem imagens com cores mais reais.

Quando alteramos o modo de captura para vídeo, o iPhone 4 continua fazendo bonito. Agora conseguimos filmar em alta resolução de 720p. Já a quantidade de quadros por segundo continua a mesma do seu antecessor: 30. A qualidade dos vídeos é tão boa que muitos já o utilizam para fazer filmes profissionais.

Já na parte frontal do iPhone 4, encontramos uma pequena câmera VGA, também com capacidade de gravar a 30 quadros por segundo. Ela é usada principalmente para realizar chamadas FaceTime com outros aparelhos compatíveis.

Ficha técnica

Tela 3.5”
Resolução de tela 960×640
Sistema operacional iOS
Rede GSM/EDGE/UMTS/HSDPA/HSUPA
Armazenamento 16GB ou 32GB
Câmera 5 megapixels na traseira e VGA na frontal
Flash sim
Conectividade Wi-Fi/Bluetooth/USB
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 115.2mm x 58.6mm x 9.3mm
Peso: 137g
Autonomia de bateria Até 14 horas em conversação e 300 em stand-by
Itens inclusos Fone de ouvido com microfone, cabo usb, adaptador de energia, documentação


O Android com cara de iPhone

O Galaxy S já se tornou um grande sucesso na plataforma Android, alcançando um total de 5 milhões de unidades vendidas ao redor do mundo apenas em outubro deste ano. Desde que foi lançado no Brasil, ele assumiu o posto de melhor smartphone com o sistema operacional Android 2.2 disponível no mercado, tendo como maiores destaques uma tela excelente e o processador mais rápido da categoria, com 1GHz.

O lançamento do Galaxy S mostra que a Samsung está valorizando o nosso mercado, trazendo os seus gadgets de sucesso para cá com muita agilidade. A primeira coisa que chama a atenção no Galaxy S são as inúmeras semelhanças deste smartphone com o iPhone 4, seu maior concorrente.

Samsung Galaxy S
Samsung Galaxy S

Tela

A tela Super AMOLED do Galaxy S conta com uma excelente luminosidade, que impressiona a todos que usam o celular pela primeira vez. Esta tela funciona muito bem mesmo em situações com muita influência de luz externa, inclusive sob a luz do Sol, ao contrário do que acontece em telas de LCD, que muitas vezes são praticamente ilegíveis em espaços abertos.

Além de ser super resistente, a tela Gorilla Glass do Galaxy S é perfeita para assistir TV digital, um dos pontos fortes desse smartphone. Com a antena aberta, você tem uma excelente definição em praticamente qualquer lugar. O Galaxy S perde para o iPhone 4 no quesito resolução, dificultando a tarefa de ler textos muito pequenos, mas é bom ressaltar que estamos falando de um smartphone com tela de 4 polegadas.

Design

As medidas do Galaxy S são bem parecidas com as do iPhone 4, com aproximadamente 1 cm a mais em altura, mas com a espessura e largura muito semelhantes as do celular da Apple. A traseira do aparelho apresenta um diferencial, pois é levemente curva e conta com uma superfície áspera com o desenho da marca Galaxy S.

Diferenciais

O processador Samsung Hummingbird S5PC110 de 1 GHz e a tela AMOLED são os grandes destaques do Galaxy S, que o destacam na atual geração de smartphones. Ele roda o Android 2.2 com um bom desempenho, mesmo que você precise abrir muitos programas ao mesmo tempo. É um representante equilibrado da categoria, que não é robusto como os aparelhos da Nokia e nem fechado como os aparelhos da Apple.

galaxy s
Galaxy s

Digitação

O usuário pode ter dificuldade para acessar todos os botões no teclado sensível ao toque, mas para resolver este problema, o Galaxy S conta com o recurso Swype, que já vem instalado no aparelho e pode ser acionado sempre que você usar o teclado digital. Uma vez ativado, basta deslizar os dedos nas letras para ver sugestões das palavras que você deseja escrever. Alternativas como essa melhoram e muito a experiência com smartphones touchscreen. O Google está caprichando bastante para conquistar este mercado, e a parceria com a Samsung está sendo bem sucedida.

Botões físicos

Logo abaixo da tela sensível ao toque existem três botões, ao invés do botão único típico do iPhone. O botão da esquerda abre o menu de aplicativos, enquanto o botão da direita volta à tela anterior do programa que esteja aberto. Já o botão central retorna para a home do celular. Também existe um botão lateral para travar o smartphone.

Preço

Desbloqueado, o preço do aparelho chega até R$ 2.299. Os planos devem reduzir este custo pela metade, desde que você esteja disposto a pagar uma mensalidade de R$ 200 para 10GB de banda larga.

Conclusão

Esse celular, assim como o tablet Galaxy Tab, está causando um rebuliço na indústria. O Galaxy S acertou por trazer TV digital e por difundir, ainda mais, o sistema operacional Android 2.2 em um aparelho com tela Super AMOLED.

Ficha Técnica

Tela 4 polegadas
Resolução de tela 800×480
Sistema operacional Android 2.2
Rede GSM e 3G
Armazenamento 512 MB RAM, 2 GB Flash, cartões microSD expandíveis até 32 GB
Câmera traseira 5 Megapixels com foco automático, grava vídeos em 720p
Câmera frontal VGA
Flash Sim
Conectividade Wi-Fi/Bluetooth/3G/USB 2.0
Sincroniza com PC Sim
Dimensões 12,24 x 6,42 x 0,99 cm
Peso De 119 gramas
Autonomia de bateria 6:30 em conversação e 576 horas em stand-by (3G)
Itens inclusos: cabos USB e manuais

Fotos

Galaxy S

iPhone 4

Em comparação 1:1

A decisão final… é sua!

Membros e amigos [COBRA], eu tentei aqui ser o mais útil buscando coisa em site diversos para responder a pergunta qual é são os melhores smartphones atualmente disponíveis para compra. Há uma razão pela qual não se somarão a pontuação individual para cada telefone – pessoas diferentes têm necessidades diferentes e você deve contar apenas os resultados sobre os capítulos que são importantes para você.

Afinal, cada pessoa lá fora, usa seus telefones de uma forma diferente. Essa é a beleza dela – os smartphones mais recente e pode fazer muito por você que você ainda pode dar ao luxo de não utilizar alguns dos recursos disponíveis e ainda tem uma grande experiência.


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Verifique também

Mercado Livre investirá R$ 3 bilhões no Brasil para acelerar entregas e desenvolver sua fintech

Novo centro de distribuição na cidade de Cajamar (SP) é um dos esforços para acelerar as e…