Curiosidades & Diversão... Notícias Gerais...

Novo jogo com ‘morte definitiva’ causa polêmica na Internet

Hellblade: Senua’s Sacrifice é um jogo com lançamento em 2017 para PS4 e PC produzido pelo estúdio Ninja Theory, o mesmo que desenvolveu DmC: Devil May Cry e Heavenly Sword. A história se baseia na mitologia nórdica e possui bastante puzzles. O game foi anunciado como do gênero de ação com temática medieval, porém, o título foca bastante na história pessoal da personagem. Senua, a protagonista, tem transtornos psicológicos. Para reforçá-los, são utilizados efeitos visuais e sonoros no gameplay, como imagens distorcidas e fora de foco, além de diversas vozes falando ao mesmo tempo no headphone, simulando vozes que Senua ouviria na cabeça, como uma esquizofrenia. Vale ressaltar que a Ninja Theory fez questão de ter o acompanhamento de especialistas da área de saúde para que todas as sensações da protagonista fossem realistas. 

O game se envolveu em uma polêmica antes de ser lançado. A produtora teria afirmado a utilização de uma técnica chamada permadeath, ou morte permanente, na qual, se morta muitas vezes, a heroína deveria voltar ao início e todo o save e progresso até então seriam apagados. Porém, após testes, a mecânica foi questionada. Verdadeira ou não, o game não possui tutoriais nem checkpoints, o que obriga os players a terem maior atenção às vozes na cabeça da protagonista e aos caminhos trilhados.

O enredo, como dito previamente, é baseado na mitologia nórdica, com direito a vários combates com monstros e entidades conhecidos. A narrativa se inicia com a heroína indo em busca da entrada de Hel, a terra dos mortos, procurando um ente querido. Com relação à jogabilidade, o título é bem semelhante a outros do gênero de ação. Quando em combate, o jogador precisa criar estratégias que se adequem aos movimentos do oponente.

Uma curiosidade é que a trilha sonora é composta por rock industrial. 

Nesta terça-feira, 10 de outubro, é celebrado o Dia Mundial da Saúde Mental e a Ninja Theory decidiu participar encaminhando o lucro de todas as vendas de Hellblade: Senua’s Sacrifice ao longo do dia para a instituição Rethink Mental Illness, do Reino Unido.

O estúdio também lançou um último trailer, como tipicamente acontece com um jogo, com comentários de quem jogou. Normalmente são trechos de textos da imprensa, mas a empresa decidiu mudar e usou apenas imagens capturadas por jogadores e mensagens dos fãs.

O resultado, que você confere no topo, é um vídeo extremamente emocionante, com diversas pessoas relatando suas experiências pessoais com doenças mentais e como o jogo conseguiu expor estes conceitos e até ajudou outras pessoas a entender melhor este tipo de problema. Assista, porque vale muito a pena.

Como comentamos em nosso review, o título não é só uma aventura pela mitologia nórdica, mas também pela mente da protagonista, Senua, que sofre com psicose. Além de ser um ótimo jogo em si, ele também ajuda pessoas de fora a compreender pelo que uma pessoa com doenças mentais passa, um feito nada pequeno.

Hellblade: Senua’s Sacrifice está disponível para PlayStation 4 e PC.

Fonte: techtudo via jovemnerd

COBRA-KABANNA

Baiano, Casado, Pai da Joana, ADM, Torcedor do Vasco, Extrovertido, Determinado, Crítico, Sistemático, flexível, Justo, louco por PC, acredito nos meus ideais de vida e não tenho telhado de vidro. Co-fundador Clan COBRA e criador desse site.

Facebook Comments

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Check Also

Senador Americano vai investigar EA por “práticas predatórias”

Sabe aquela história das loot boxes de Star Wars Battlefront II? Pois é, está longe de acabar. E ...